Rio - Um protesto interditou os dois sentidos da BR-101, na altura do km 307, em São Gonçalo, na Região Metropolitana, nesta sexta-feira (19). O bloqueio teve início às 16h20 e se estendeu até às 18h30. Mesmo após a liberação das pistas, o congestionamento em ambos os sentidos é lento. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) estima a participação de pelo menos 300 pessoas.
Pneus foram incendiados, bloqueando completamente a passagem de veículos. Indivíduos também utilizaram ônibus para obstruir a Rua Vicente de Lima Cleto, uma das vias que dá acesso à comunidade do Salgueiro. Policiais do Batalhão de Rondas Especiais e Controle de Multidão (Recom) estão atuando para retirar o veículo da rua.
Veja o vídeo abaixo:
Manifestação na BR 101 altura do salgueiro CV em são Gonçalo estou apurando que o traficante funil segurança do rabicó foi morto em uma ação da polícia rodoviária federal . pic.twitter.com/FL799ctG6c
Durante a ação, a equipe foi atacada a tiros e pedradas. Um policial foi atingido por uma pedra no rosto, sendo socorrido ao hospital da região. O policiamento está intensificado na região.
Segundo a concessionária Arteris Fluminense, o congestionamento já chega a 6 km no sentido Rio de Janeiro e a 10 km no sentido Região dos Lagos, com filas em rápido crescimento no horário de pico. O trecho é usado diariamente por moradores de São Gonçalo e Itaboraí.
O protesto também impacta a Ponte Rio-Niterói. O tempo de travessia sentido Niterói é de 36 minutos, com lentidão a partir do pedágio.
O Centro de Operações Rio informou, às 18h50, que em decorrência da manifestação na BR 101, há reflexos do congestionamento na Avenida Brasil, sentido Centro, a partir de Bonsucesso. Já na Linha Vermelha, sentido Centro, as retenções começam no Caju. Também há pontos de lentidão no Viaduto do Gasômetro e na Avenida Francisco Bicalho, sentido Avenida Brasil.
De acordo com informações apuradas, a manifestação é uma reação a uma operação policial realizada na quinta-feira (18), na comunidade do Salgueiro, em São Gonçalo. Na ocasião, um morador teria sido baleado.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.