Policiais civis e militares atuam em bairros da Zona Sudoeste para reprimir expansão do Comando VermelhoReginaldo Pimenta / Agência O Dia

Rio - Policiais militares e civis realizaram operações, nesta sexta-feira (10), para reprimir o crime organizado em diversos bairros das zonas Sudoeste, Oeste e Norte, além de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. As ações aconteceram em 15 áreas dominadas pelo Comando Vermelho (CV), que busca expandir o controle nestas regiões. Nove suspeitos morreram e 22 foram presos. Os agentes apreenderam 10 fuzis, pistolas e duas granadas. 
No início da manhã, agentes do 41º BPM (Irajá) estiveram no Morro do Juramento, em Vicente de Carvalho, na Zona Norte, para uma operação emergencial. Seis suspeitos morreram em confronto. Quatro fuzis e duas pistolas foram apreendidas na ação.
No Quitungo, em Brás de Pina, policiais do 16º BPM (Olaria) trocaram tiros com criminosos na operação. O conflito acabou com dois suspeitos mortos, além de três prisões. As equipes apreenderam duas pistolas, rádios comunicadores e drogas. Dois ônibus foram sequestrados e usados para bloquear ruas da região.
Ainda pela manhã, os coletivos, das linhas 350 - Irajá x Castelo e 721 - Vila Cruzeiro x Cascadura, já haviam sido recuperados. Ao todo, três linhas (350 - Irajá x Castelo; 775 - Jardim América x Madureira; 940 - Ramos x Madureira) seguiram impactadas durante o início da tarde, mas às 15h, já estavam normalizadas, segundo o Rio Ônibus. 
Um dos ônibus usados por criminosos como barricada na região da comunidade do Quitungo - Reprodução
Um dos ônibus usados por criminosos como barricada na região da comunidade do QuitungoReprodução
A Polícia Militar informou que equipes do Comando de Operações Especiais (COE), por meio do Batalhão de Polícia de Choque (BPCHq) atuaram na Cidade de Deus; Morro do Jordão, na Taquara; Chacrinha e Bateau Mouche, na Praça Seca; e nas comunidades Caixa D'água e Pendura Saia, no Tanque. Agentes do 14º BPM (Bangu) patrulharam a Vila Kennedy.
No Complexo da Mangueirinha, em Duque de Caxias, um suspeito morreu após ser baleado e um traficante, conhecido como Ben 10, apontado líder de invasões a comunidades da Zona Norte, como Fubá e Campinho, foi preso.
Já a Polícia Civil atuou, em conjunto com a PM, na Muzema e nas comunidades Morro do Banco, Tijuquinha e Sítio do Pai João, em Itanhangá. Participaram da operação na região: policiais dos Departamentos-Gerais de Polícia Especializada (DGPE) e da Capital (DGPC), das Subsecretarias de Planejamento e Integração Operacional (SSPIO) e de Inteligência (Ssinte), da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) e equipes do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope). Ao todo, 500 agentes realizaram as diligências.
As ações desta sexta fazem parte da Operação Contenção, uma ofensiva estratégica para conter e atacar o avanço territorial do CV na Zona Oeste e na Zona Sudoeste. O principal objetivo é desarticular a estrutura financeira, logística e operacional da facção, além de prender traficantes que atuam na região.
"Operação bastante exitosa em 15 comunidades ao mesmo tempo. Isso demonstra a capacidade das forças de segurança pública do Rio de Janeiro de trabalhar de forma integrada. Não é fácil dividir um trabalho tão grande como esse em comunidades dominadas por traficantes, principalmente do Comando Vermelho. Esse é maior plano de segurança pública do Estado do Rio de Janeiro, que é a integração entre as forças policiais. Resultado muito positivo", destacou o delegado Victor Santos, secretário de Estado de Segurança Pública.
Impactos
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), 12 unidades de Atenção Primária (clínicas da família e centros municipais de saúde) foram impactadas nas regiões da Cidade de Deus, Gardênia Azul, Jacarepaguá, Praça Seca, Itanhangá e Rio das Pedras.
Quatro unidades suspenderam o início do funcionamento e avaliam a possibilidade de abertura nas próximas horas. A outras oito continuam com atendimento presencial à população, mas atividades externas realizadas no território, como as visitas domiciliares, estão suspensas.

Na Vila Kennedy, duas unidades precisaram suspender completamente o atendimento para a segurança de profissionais e usuários.
Já a Secretaria Municipal de Educação (SME) destacou que, na Cidade de Deus, 18 unidades foram impactadas. Na Vila Kennedy, 17. Na Chacrinha, duas. 
Morte de chefe do tráfico
Nesta quinta-feira (9), Ygor Freitas de Andrade, conhecido como Matuê, apontado como líder do tráfico de drogas da Gardênia Azul e da Chacrinha, morreu em confronto com policiais civis. Além do traficante, dois seguranças foram mortos. Os agentes apreenderam dois fuzis e uma pistola na ação. 
A operação aconteceu na comunidade da Chacrinha, na Praça Seca. De acordo com as investigações, Matuê, que tinha 11 anotações criminais, era integrante da "Equipe Sombra", responsável por diversos homicídios no Rio, incluindo os assassinatos de três médicos na Barra da Tijuca em outubro de 2023. A quadrilha é liderada pelo traficante Juan Breno Malta Ramos Rodrigues, o BMW.
Ygor também era suspeito de envolvimento na morte do agente José Lourenço, em maio deste ano, na Cidade de Deus. Além de chefiar o tráfico, o criminoso atuava como "braço de guerra" do Comando Vermelho, liderando invasões e confrontando facções rivais.