UPA de Costa Barros passou por manutenção sob escolta de veículos blindados da PMArquivo/Érica Martin / Agência O Dia
UPA de Costa Barros prepara reabertura duas semanas após invasão de criminosos
Unidade recebeu manutenção, mas ainda não há data para volta dos atendimentos. PM segue reforçando policiamento na região
Rio - A Unidade de Pronto Atendimento de Costa Barros, na Zona Norte, que completou duas semanas fechada nesta terça-feira (14), está sendo preparada para a reabertura. A UPA interrompeu os atendimentos em 30 de setembro, após a invasão de criminosos armados. O espaço, que fica próximo aos Complexos do Chapadão e da Pedreira, recebe reforço no policiamento desde o ataque, mas ainda não há previsão para que as atividades sejam retomadas.
Na segunda-feira (13), foram realizadas manutenção de equipamentos e substituição de insumos que têm prazo de validade. Entretanto, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) não informou quando a UPA será reaberta e disse que "aguarda uma resposta dos órgãos de segurança pública do Estado sobre a segurança na região". Na última sexta-feira (10), o secretário Daniel Soranz afirmou ao DIA que a pasta tem avaliado diaremente as condições para retomada, que ainda não se mostraram seguras.
A SMS também pede respostas das forças de segurança sobre "a investigação dos traficantes que invadiram a unidade, sequestraram funcionários e pacientes, alvejaram a bala o carro de uma médica e colocaram granadas no local". Profissionais chegaram a pedir transferência para outras UPAs e suportes psiquiátrico e psicológico, devido ao ataque ocorrido há duas semanas. Na ocasião, uma ambulância também chegou a ser sequestrada e haviam 11 pessoas internadas.
A invasão aconteceu porque criminosos estariam procurando por baleados em um confronto entre o Comando Vermelho, que controla o Chapadão, e o Terceiro Comando Puro (TCP), que domina a Pedreira. As facções rivais disputam há meses, de forma violenta, o controle das comunidades da região. Dados da SMS apontam quem entre janeiro e setembro deste ano, a UPA de Costa Barros atendeu 78 feridos por tiros, uma média de um caso a cada quatro dias.
Um veículo blindado tem ficado posicionado em frente à unidade desde que o local foi alvo dos bandidos. Segundo a Polícia Militar, nesta terça-feira, o policiamento segue reforçado na região da UPA de Costa Barros. A SMS havia estabelecido a ocupação das forças policiais de forma permanente como uma das condições para a volta do funcionamento e, no último dia 7, quando o fechamento completou uma semana, a corporação anunciou a atuação por tempo indeterminado.
No entanto, a pasta informou que só reabrirá quando a atuação da PM se consolidar. Em meio ao impasse entre a Secretaria Municipal de Saúde e a Polícia Militar, pacientes e moradores das áreas próximas sofrem com a falta de atendimento e já fizeram protestos pedindo a reabertura da UPA, bem como do Centro Municipal de Saúde (CMS) Portus e Quitanda, que funciona na mesma região e também está fechada por conta da violência.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.