Milton Hatoum é um dos escritores que já participaram de eventos promovidos pela Estação das LetrasDivulgação

Rio - Referência da formação de leitores e escritores, a Estação das Letras vai completar 30 anos com um grande evento gratuito, nesta sexta-feira (24), na Fundação Casa de Rui Barbosa, em Botafogo, Zona Sul do Rio. A programação inclui oficinas, conversas literárias, performances e um sarau.

Criada em 1995 pela escritora e professora Suzana Vargas, a Estação consolidou-se por oferecer cursos e projetos voltados à profissionalização da escrita, somando cerca de 33 mil alunos formados e 2.500 oficinas realizadas desde sua fundação.

Entre os convidados especiais do evento, estão João Paulo Vaz, Lucia Riff, Paulo Henriques Britto, Sérgio Rodrigues, Ninfa Parreiras, Tatiana Oliveira, Miriam Ribeiro e Vânia Alsalek.

A programação começa às 14h, com o workshop “Conto: trama ou personagem?”, seguido da atividade “Histórias no Jardim”. Às 15h30, a agente literária Lucia Riff participa do encontro “Mercado Editorial para novos autores”, com mediação de Suzana Vargas. Em seguida, às 16h, ocorre o sarau “Poesia Andarilha”.

O poeta, tradutor e membro da ABL Paulo Henriques Britto ministra o workshop “Como ler poesia” às 17h. Às 18h30, haverá uma mesa sobre os 30 anos da Estação das Letras, reunindo a equipe e colaboradores.
O escritor Sérgio Rodrigues encerra o dia com a palestra “Escrever é humano: como dar vida à sua escrita em tempos de robôs”, às 19h. O evento termina com um brinde de aniversário, das 20h às 21h.

Atualmente, o Instituto Estação das Letras atua em formato on-line, oferecendo cursos de escrita, leitura e análise de originais. A instituição também realiza projetos voltados a jovens de comunidades e mantém uma programação regular de encontros.

As inscrições para os workshops são limitadas a duas por participante e podem ser feitas pelo site www.estacaodasletras.com.br. A Casa de Rui Barbosa fica na Rua São Clemente, 134, Botafogo.