Rio - As universidades públicas do Rio suspenderam as atividades curriculares nesta terça-feira (28). A decisão aconteceu por causa da megaoperação policial que vendo sendo realizada desde de manhã nos complexos da Penha e do Alemão, na Zona Norte e afeta a mobilidade em diversos pontos da cidade. Até o momento, 60 suspeitos e quatro policiais morreram, entre eles o policial civil Marcos Vinícius de Carvalho, conhecido como "Máskara", 81 suspeitos foram presos e 93 fuzis, além de grande quantidade de drogas e rádios comunicadores, foram apreendidos.
Segundo a Rio Ônibus, foram registrados 96 ônibus utilizados como barricadas e 204 linhas impactadas pelos desdobramentos da megaoperação.
A Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) decidiu não realizar as aulas e atividades administrativas presenciais, incluindo o funcionamento do Restaurante Universitário no jantar. Segundo a reitoria, a medida visa "preservar a integridade da comunidade acadêmica", e as faltas do dia serão abonadas devido à dificuldade de acesso a faculdade.
Na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), as atividades tiveram as aulas do turno da noite cancelada nos campi de Seropédica e Nova Iguaçu. Em nota, a instituição orientou servidores e estudantes a evitarem circular pelas áreas afetadas e que permanecerem em locais seguros até que a situação se normalize.
A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) cancelou as atividades no período noturno e informou que a decisão para a suspensão das aulas segue orientação da Reitoria, que tem o objetivo de "resguardar a integridade da comunidade universitária".
Já a Universidade Federal Fluminense (UFF) recomendou a suspensão das aulas e demais atividades acadêmicas, exceto as consideradas essenciais. A administração da universidade também pediu aos docentes que abonem as faltas e reforçou o alerta para que alunos e funcionários evitem circular nas áreas impactadas.
A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) orientou estudantes e trabalhadores a não se deslocarem à Ilha do Fundão e permanecerem abrigados nos prédios do campus. As aulas noturnas foram canceladas.
A Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) suspendeu as aulas presenciais da unidade Quintino e solicitou que outras unidades avaliem a situação local garantido a segurança dos estudantes.
O Cefet/RJ também interrompeu as atividades acadêmicas e administrativas do período noturno na Unidade Maracanã e nas unidades de Maria da Graça, Nova Iguaçu e Itaguaí.
*Reportagem de Maria Clara Corrêa, sob supervisão de Raphael Perucci
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.