Cachorro baleado durante operação na Vila Cruzeiro passa por cirurgia e recebe altaDivulgação

Rio - O cachorro Scooby, da raça Cane Corso, passou por cirurgia e se recupera bem após ter sido baleado durante a megaoperação das polícias Civil e Militar nos complexos da Penha e do Alemão, na Zona Norte do Rio, nesta terça-feira (28). O animal de sete anos foi atingido na região lombar e levado para o Hospital Municipal Veterinário São Francisco de Assis, em Irajá, onde foi operado. Ele reagiu bem ao procedimento, recebeu alta e continuará sob acompanhamento da equipe médica.

De acordo com o tutor, Scooby estava no terraço de casa, em Olaria, próximo à comunidade Vila Cruzeiro, quando foi atingido. O disparo, segundo ele, teria vindo da área de mata. O tiroteio durou cerca de uma hora.
"Foi um terror muito grande. As paredes da minha casa estão cheias de buracos de bala. Temos uma criança de oito anos que chorava muito com pena do cachorro que ela adora", lamentou o tutor Hélio Fernando de Abreu da Silva.

A Secretaria de Proteção e Defesa dos Animais informou que, somente em outubro, sete animais vítimas de balas perdidas foram atendidos em unidades municipais. O secretário Luiz Ramos Filho criou um protocolo para procedimentos em caso de animal baleado. "Todos os casos de pacientes baleados agora são contabilizados, registrados e encaminhados à polícia, para que seja aberta uma investigação", explicou.

A operação em que Scooby foi ferido já é considerada a mais letal da história do estado. Até o momento, 60 suspeitos morreram, além de quatro agentes de segurança — dois policiais civis e dois militares. Outros oito policiais ficaram feridos, e quatro pessoas foram atingidas por balas perdidas.
 
As forças de segurança também prenderam 81 suspeitos e apreenderam 118 armas, além de uma grande quantidade de drogas. O número de mortes registradas foi de 119, sendo quatro policiais e 117 suspeitos