Cartão Jaé passou a ser obrigatório em agostoÉrica Martin / Agência O Dia

Rio - O Jaé, sistema de bilhetagem do transporte público do Rio, restabeleceu o pagamento por cartão de crédito pelo aplicativo nesta quarta-feira (5). De acordo com a empresa, a suspensão temporária do serviço ocorreu para um ajuste técnico no sistema com objetivo de aprimorar a segurança das transações. A remoção repentina aconteceu no fim da última semana e gerou reclamações de usuários.
"A empresa desativou a opção de recarga do cartão Jaé sem aviso prévio. Quando se tenta entrar em contato com a ouvidoria, a página está fora do ar. Total descaso", escreveu um perfil em um site de reclamações. "Empresa não aceita no aplicativo a recarga por cartão de crédito, não avisaram a retirada dessa opção. Falta consideração com o consumidor", publicou outro.
A onda de reclamações também chegou ao perfil do Jaé nas redes sociais. "Surreal terem tirado a função crédito do aplicativo. Nos prejudicou demais. Nem todo mundo tem tempo de ir até um posto de atendimento", comentou um usuário. Antes do serviço ter sido restabelecido, a empresa respondeu ao cliente que o pagamento pelo aplicativo ainda poderia ser feito por Pix ou boleto, mas que ele precisaria ir a uma máquina de autoatendimento caso quisesse recargar com cartão de crédito.
O cartão Jaé passou a ser obrigatório em ônibus municipais, vans autorizadas, "cabritinhos", BRT e VLT desde o início de agosto. À época, passageiros apontaram uma série de dificuldades para aderir ao sistema. Apesar do uso obrigatório do Jaé, o Riocard Mais alerta que ainda há integração tarifária prevista no Bilhete Único Intermunicipal (BUI), que contempla o uso de um transporte municipal e outro intermunicipal pagando o valor máximo de R$ 8,55.
Para além disso, o cartão Riocard segue sendo aceito normalmente para acesso aos demais modos que circulam na capital fluminense sob a gestão do estado, como metrô, trens e barcas, além das vans e dos ônibus intermunicipais.