Canetas emagrecedoras são avaliadas em mais de R$200 mil.Divulgação

Rio - A Receita Federal do Brasil (RFB) apreendeu canetas emagrecedoras avaliadas em mais de R$ 230 mil, iPhones e perfumes transportados por duas pessoas no Aeroporto Internacional Tom Jobim, o Galeão, na Zona Norte do Rio, nesta sexta-feira (21). A ação ocorreu durante fiscalização, utilizando equipamentos de raio-x, no desembarque doméstico.
Um desses passageiros, um homem de 45 anos, que se preparava para embarcar para Salvador, na Bahia, foi interceptado com cinquenta canetas emagrecedoras e vinte iPhones sem as respectivas caixas. Ele afirmou aos servidores da RFB que os aparelhos seriam destinados ao conserto.
Em outra abordagem, realizada pelo Serviço de Conferência de Bagagem da Alfândega da Receita, uma mulher de 74 anos, que chegava de Foz do Iguaçu, no Paraná, transportava seis iPhones, além de perfumes, hidratantes corporais importados, fones de ouvido e um smartwatch. Segundo a Receita, a quantidade e a variedade dos produtos indicavam que poderiam ser revendidos.
As canetas emagrecedoras, utilizadas para emagrecimento e tratamento de diabetes, foram encaminhadas à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para análise. Os demais itens apreendidos permanecem sob custódia da Receita Federal.
Procurada, a Receita Federal não informou se os dois passageiros ficaram detidos ou foram liberados após a abordagem. O espaço segue aberto para manifestações.