Operação Verão aplica mais de 400 multas por estacionamento irregular neste sábado (22)Divulgação/Seop

Rio - A prefeitura do Rio reforçou a fiscalização de flanelinhas e ambulantes nas orlas de Grumari e Prainha, Zona Sudoeste do Rio, neste sábado (22). Ao todo, 27 flanelinhas acabaram conduzidos para delegacias e 429 veículos foram multados por estacionamento irregular na orla.
A ação faz parte da Operação Verão, iniciada em 5 de setembro, e contou com a participação da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) e da Guarda Municipal (GM-Rio). Também foram instalados pontos de bloqueios na Estrada da Guanabara x Estrada do Pontal; e Estrada de Grumari x Estrada Roberto Burle Marx. Por volta das 10h os acessos precisaram ser bloqueados, já que as 800 vagas existentes na região encontravam-se ocupadas. O acesso voltou a ser liberado por volta das 12h.
As subprefeituras da Barra da Tijuca e da Zona Oeste III também ajudaram na ação. A operação de controle de acesso na região se estenderá até o dia 1º de maio de 2026, sempre das 08h às 15h.
As equipes apreenderam ainda diversos itens como churrasqueiras, botijões, cones utilizados irregularmente para demarcar vagas, bandeiras e bebidas diversas. Também foram aplicadas 12 multas a barraqueiros por irregularidades diversas. A maior parte delas por ausência de tabela de preços.

Na última quarta-feira (19), o Decreto Municipal nº 57243 alterou o regramento para os pontos fixos de comércios na faixa de areia das praias do Rio. Diante disso, os barraqueiros estão autorizados a manipular - no interior das tendas - garrafas de vidro de bebidas destiladas para a preparação de caipirinhas, caipifrutas e caipivodkas.
É preciso que as bebidas estejam acondicionadas em suas garrafas originais com tampa. Além disso, é preciso que diversas medidas sanitárias sejam cumpridas. "A participação do cidadão é fundamental nesse processo de ordenamento da orla carioca. Por isso, estamos instalando as primeiras das 250 novas placas no litoral com regras claras do que é permitido e do que é proibido. Em nenhum lugar do mundo existe um agente público para cada cidadão. É preciso seguir o que está previsto no regramento. Sem dúvida, a praia é o espaço mais democrático da cidade. Porém, para que o respeito possa prevalecer, é necessário o engajamento de todos", destacou o secretário municipal de Ordem Pública, Marcus Belchior.

Menor apreendido após arremessar pedras em servidores

Equipes da Coordenadoria de Ações Territoriais Integradas (CATI), da Seop, apreenderam e conduziram um menor de idade para a 12ª DP (Copacabana) após ele atirar pedras contra os agentes e contra uma viatura operacional na Avenida Atlântica, altura do nº 2.600. A abordagem ocorreu por volta das 9h30. Ao apresentar o menor na delegacia, ficou constatado existir um mandado em aberto por fato análogo ao crime de roubo. Com isso, foi necessário apresentar o menor na Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA).
As equipes da CATI também abordaram 103 pessoas em situação de rua ao longo deste sábado, sempre com a presença de assistentes sociais. Ninguém aceitou o acolhimento para os abrigos municipais e três facas foram apreendidas.

Avenida Nossa Senhora de Copacabana com novas restrições

Este sábado também foi marcado pela proibição do estacionamento na faixa de rolamento da esquerda da Avenida Nossa Senhora de Copacabana, na Zona Sul. A ação foi implantada em função da Operação Verão e valerá aos sábados e domingos até o dia 06 de março de 2026. Segundo a CET-Rio, a medida foi solicitada pelos órgãos de segurança pública, conforme o planejamento operacional estabelecido para o período.

O objetivo principal da restrição é aumentar a capacidade de escoamento da via aos fins de semana, garantindo melhores condições de circulação, principalmente para o transporte público (ônibus que operam no corredor BRS), reduzindo interferências causadas por veículos estacionados no lado oposto. O estacionamento segue permitido nos dias úteis das 21h às 6h do dia seguinte.
Operação Verão

A Operação Verão conta com a atuação de mais de 1 mil agentes que intensificam as fiscalizações de ordenamento urbano, o patrulhamento preventivo e o controle do trânsito, além de proporcionar mais segurança à população no deslocamento às praias, na permanência na orla e na volta para casa, com acompanhamento das saídas dos pontos de ônibus que concentram a maior quantidade de passageiros. As ações também têm como objetivo coibir o estacionamento irregular e dar mais fluidez ao trânsito.