Presos foram levados para sede da DRFC, na Cidade da Polícia, na Zona Norte do RioReginaldo Pimenta / Agência O Dia
Operação mira quadrilha especializada em roubo de cargas de alimentos em Duque de Caxias
Após os assaltos, produtos são negociados com comerciantes e empresários para abastecer feiras e mercados do município
Rio - A Polícia Civil realizou, nesta terça-feira (9), uma operação contra uma quadrilha especializada em roubo de cargas de alimentos, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Os agentes prenderam cinco bandidos, cumpriram mandados contra outros três que já estavam no sistema penitenciário e recuperaram uma carga de eletrodomésticos.
As investigações que resultaram na ação contaram com monitoramento territorial, levantamento de rotinas logísticas e análise de imagens de câmeras de segurança. Com os dados colhidos, as equipes conseguiram identificar veículos usados nos crimes e descobrir pontos de apoio logístico usado pelo grupo.
De acordo com o apurado, os integrantes são oriundos e atuam em Caxias. Depois dos roubos, as cargas são negociadas com comerciantes e empresários do ramo de alimentos para abastecer feiras livres e mercados de pequeno e médio porte do município.
"Eles abordavam os motoristas nas principais vias, na Washington Luiz [BR-040] principalmente, e em algumas ruas internas de Caxias. Mantinham os motoristas sequestrados enquanto outros membros do grupo faziam o transbordo da carga e devolviam o veículo para o motorista. A partir de então, faziam contato com a pessoa, já identificada e com mandado de prisão, responsável pelo elo entre eles e os revendedores das mercadorias nas feiras", explicou o delegado Luiz Eduardo Moura, assistente da Delegacia de Roubos e Furtos de Cargas da Capital (DRFC-CAP), responsável pela investigação.
Os policiais constataram que a quadrilha era formada por, pelo menos, 10 criminosos. Segundo a Civil, os roubos são liderados por dois homens que determinam quem participa ou não dos assaltos, a carga a ser subtraída e como será a divisão dos lucros, além de organizar toda a logística dos delitos. Os dois foram presos pela DRFC-CAP no decorrer do inquérito.
A operação desta terça, além das prisões, também teve o objetivo de confirmar informações de inteligência, interromper logística de receptação e transbordo de cargas e apreender bens roubados e armas de fogo. A DRFC-CAP teve o apoio da especializada da Baixada (DRFC-BF), no âmbito da "Operação Torniquete".
*Colaboração de Reginaldo Pimenta










Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.