Escultura em bronze homenageia composição de CazuzaDivulgação / Agência Boat
Hospital onde Cazuza compôs 'Codinome Beija-Flor' recebe escultura em homenagem à música
Cantor escreveu um dos maiores sucessos da música popular brasileira durante uma internação na unidade cercada pela Mata Atlântica
Rio - Um dos maiores sucessos da música popular brasileira, "Codinome beija-flor", de Cazuza, recebe um tributo artístico no local que inspirou a famosa composição. Para comemorar os 40 anos da canção, o Hospital São Lucas Copacabana, na Zona Sul, onde a música foi escrita, inaugura uma escultura interativa assinada pelo artista plástico carioca Mario Pitanguy no parque ecológico da unidade.
Além do escultor, a mãe do Cazuza, Lucinha Araújo, participa da inauguração na tarde desta terça-feira (9). Durante o evento, ela desejou que a arte seja uma forma de trazer esperança para os pacientes.
"Qualquer homenagem ao meu filho, me deixa muita emocionada, principalmente essa. Foi o beija-flor que vinha todo dia que deu esperança a ele. Eu espero que assim como ele tenha dado esperança ao Cazuza e que ele também dê aos pacientes que vierem neste local", disse.
"Eu sabia que ele estava escrevendo alguma coisa, porque ele passava a vida escrevendo. E foi uma coisa tão bonita, que o Cazuza disse que ele vinha todo dia na janela e dava água, sabe... Então, eu achei uma coisa tão bonita. Qualquer homenagem significa muito. Não precisa dizer o que, né? Mas eu espero que essa homenagem se constitua em um novo beija-flor, aparecendo para outros pacientes. Que haja sempre o beija-flor nas suas vidas. Enquanto houver beija-flor, vai haver esperança, nem que seja efêmera", destacou Lucinha ainda antes da inauguração.
A homenagem é uma escultura em bronze em formato de beija-flor emoldurada por uma janela e flores, já que a inspiração para o clássico, parte do álbum Exagerado, surgiu durante os dias de internação de Cazuza, em 1985, na unidade. Cercado pela densa vegetação da Mata Atlântica nos fundos do prédio, o compositor via diariamente beija-flores na janela do seu leito. Foi assim, que esses pequenos visitantes, vindos do parque, se eternizaram na letra da canção.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.