Rio - Um incêndio de grandes proporções atingiu o Velódromo do Parque Olímpico, na Avenida Embaixador Abelardo Bueno, na Barra da Tijuca, na Zona Sudoeste, no fim da madrugada desta quarta-feira (8). Segundo o prefeito Eduardo Cavaliere, o fogo atingiu uma sala imersiva do Museu Olímpico e se alastrou para o teto.
fotogaleria
Equipes do Corpo de Bombeiros ainda atuam no local. De acordo com a corporação, o trabalho conta com cerca de 60 militares, de seis unidades, com apoio de 20 viaturas. Em imagens, é possível ver a intensidade das chamas, especialmente na parte de cima. Não há registro de vítimas.
Por volta das 9h30, o incêndio encontrava-se controlado, sem chance de propagação, restrito à lona que cobre o complexo. O interior da edificação, incluindo o Museu Olímpico, foi preservado.
As causas do incêndio serão apuradas pelos órgãos competentes, após o término dos trabalhos dos Bombeiros.
Veja vídeo do combate ao fogo:
DRONE DO COR-RIO | INCÊNDIO NA BARRA DA TIJUCA
O drone do COR-Rio acompanha o trabalho do Corpo de Bombeiros no combate ao incêndio que atinge o velódromo do Parque Olímpico, na Avenida Abelardo Bueno, na Barra da Tijuca.
— Centro de Operações Rio (@OperacoesRio) April 8, 2026
Estruturas não foram danificadas
Eduardo Cavaliere, que esteve na região na manhã desta quarta, informou que tanto o Velódromo quanto o museu, que funciona no interior do centro de treinamento, não foram danificados. Ele explicou que ambas as estruturas estavam em pleno funcionamento.
"A gente recebe alunos de mais de 30 modalidades. São cerca de 5 mil alunos, funcionando todos os dias normalmente, o Museu Olímpico recebendo visitação normal. A gente aqui tinha todo o sistema de incêndio, 100% das aprovações do Bombeiros. Inclusive, a brigada local que ocupava o Museu Olímpico, o Velódromo, foi fundamental, junto com o time dos bombeiros, para minimizar os impactos desse incêndio", disse.
O prefeito reforçou que, apesar das imagens aéreas parecerem assustadoras, o incêndio se alastrou apenas para a lona do teto.
"O que houve foi, aparentemente, uma sala imersiva — claro que a perícia ainda vai apurar isso, e informações mais precisas devem ser divulgadas ao longo do dia. Mas, a princípio, essa sala concentrou o foco do incêndio, o que comprometeu a lona do teto do museu e acabou se alastrando. Ainda assim, o museu está praticamente preservado, e o Velódromo, inteiramente preservado. A gente imagina que os danos sejam possíveis de reparar o mais rápido possível, para retomar o funcionamento", frisou.
Cavaliere destacou que o espaço estava com as licenças em dia e recebendo o público normalmente. O local precisou ser fechado temporariamente, mas ainda não há previsão sobre o tempo necessário para reforma.
"Vamos fazer a reforma do que for necessário para reabrir esse equipamento, que é muito utilizado. Há alunos que usam o espaço todos os dias, em mais de 30 modalidades. Vale lembrar que, no último fim de semana, houve um mundial de esgrima aqui. Estava tudo em pleno funcionamento. A gente vai fazer a reforma necessária para que o Velódromo e o Museu Olímpico voltem a operar normalmente", contou.
Ainda segundo o prefeito, a manta do teto ajudou a minimizar os riscos. "Tinha sistema de incêndio, com brigadistas no local. Houve um foco em uma das salas do museu e ele foi rapidamente controlado. As chamas chegaram à manta do teto, que possui material retardante, o que impediu que o fogo se alastrasse pela arena ou pelo museu. Eu estive lá dentro, está preservado, praticamente intacto. Claro que na lona, onde o material é mais sensível, houve danos".
O que é o Velódromo e o Museu Olímpico?
O Velódromo foi construído para as Olímpiadas de 2016, onde recebeu provas de ciclismo. O espaço ainda recebe treinamento de atletas de alto rendimento, de ciclismo, levantamento de peso e de outras modalidades.
Em agosto do ano passado, no andar superior, a Prefeitura do Rio inaugurou o Rio Museu Olímpico, que ocupa uma área de 1.700 mil metros quadrados, com acervo de mil peças divididas em 13 áreas temáticas, com 80 experiências e atividades.
O espaço trata-se de uma instalação inovadora, imersiva e moderna, onde os visitantes revivem a preparação da primeira cidade da América do Sul a receber os Jogos Olímpicos e Paralímpicos. Entre as peças em exposição, estão bolas usadas nos jogos, medalhas e tochas.
Como experiências, é possível “explodir” o Viaduto da Perimetral, se exercitar como um ginasta nas argolas, correr a tradicional prova de 100 metros e fazer um treino de boxe.
O espaço funciona de terça a domingo, com entrada a partir das 10h e fechamento às 17h30.
Em 2017, um outro incêndio atingiu a cobertura do Velódromo. O motivo foi a queda de um balão na cobertura.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.