Pai luta há anos para conseguir cirurgia para a filhaIgor Peres

“Eu sabia que ela cruzaria o nosso caminho, filha. Nada é por acaso. Foi Deus que a colocou no nosso caminho, para nos ajudar”.

Nada é por acaso mesmo... Na minha correria entre trabalhos, eu sempre costumo, é claro, pela mobilidade, estar de carro... Mas ontem, ao sair das rádios, eu resolvi ir a pé para o prédio da TV... Na verdade, eu sempre faço isso, porque é pertinho, e eu gosto muito de ver o movimento no Centro.

Ao chegar perto do SBT, eu encontrei com o Marcondes Moisés Furtado, junto da filha dele de 11 anos, uma simpatia de menina, com seus óculos escuros super estilosos! Marcondes saiu de Piabetá, Magé, para pedir socorro por ela.

A menina, desde os 3 meses de idade, sofre de glaucoma congênito, e precisa com urgência de uma cirurgia a laser, que custa em torno de 6 mil reais. Dinheiro esse que Marcondes e a esposa, infelizmente, não têm!

Os dois largaram os empregos para se dedicar ao tratamento dela... Vivem do LOAS que a filha recebe e da aposentadoria do pai. Uma vida de muito sacrifício.

“Eu não me arrependo de nada, faria tudo de novo pela minha pequena. Há quase 11 anos, eu saio lá de onde a gente mora, e venho para o Hospital Gaffrée e Guinle, onde ela se trata. Já peguei empréstimo para comprar os colírios, mas não tenho de onde tirar mais dinheiro. Só a cirurgia pode salvá-la. Não temos mais tempo, ela tem que fazer logo. Pelo público, é praticamente impossível. Por isso, tô aqui, para ver se alguém se sensibiliza, e nos ajuda”, conta o pai, muito emocionado, e ao mesmo tempo, muito feliz por estar sendo ouvido.

Marcondes tá certo... Não dá mais pra esperar! Segundo ele, a pressão ocular da filha já passou dos 40!

“Eu tenho todos os exames, o risco cirúrgico, é só fazer”.

É pra ontem, gente! Com saúde não se pode perder tempo...

Nós não vamos descansar até que a filha do Seu Marcondes, esse paizão, consiga ser operada. É direito dela, é a dignidade de toda uma família!
PINGO NO I
Eu não vi muito destaque na imprensa, mas os dados divulgados pela Associação dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen), que mostram a relação da falta de paternidade no Brasil, são muito sérios!

Até outubro deste ano, 147.974 crianças sequer têm o nome do pai na certidão de nascimento. Quase 500 crianças por dia! Uma vergonha…

Crianças pobres, que em muitos casos, dentro das comunidades, sabem que o pai tá próximo, ali na esquina. Muitos também são filhos de patrões…

Isso não pode ser um tabu nessa sociedade! A gente precisa dar cartaz a esse absurdo.

Gente que aponta, que brada que a “mulher vira os olhos, mas esquece que mulher não faz filho sozinho! Culpam as mulheres por engravidarem! Livram os homens de tudo!

Passam pano para a falta de responsabilidade paternal. Covardia e machismo na raiz!

Por isso a importância da educação sexual nas escolas… Evita gravidez precoce, crianças sem registros, doenças sexualmente transmissíveis, a identificar abusos. São muitas questões.

Mas as pessoas não querem se aprofundar… Eu quero ver é se fosse o nome da mãe fora da certidão. Aí a paulada seria forte!

A luta ainda é muito grande.