Equipe sub-17 de futsal de Nova Iguaçu leva a medalha de prata em competição no Rio - Divulgação
Equipe sub-17 de futsal de Nova Iguaçu leva a medalha de prata em competição no RioDivulgação
Por Herculano Barreto Filho

Os atuais campeões dos Jogos da Baixada já se mobilizam para buscar o segundo título consecutivo da maior competição socioesportiva da região. E, para isso, apostam na formação de novos atletas. No dia 5 deste mês, uma reunião serviu para definir os primeiros detalhes dos Jogos Estudantis de Nova Iguaçu. O evento, que irá reunir até 3 mil atletas de 11 a 17 anos vindos de cerca de 90 instituições de ensino do município, deve começar em setembro deste ano. A ideia é que a competição, que reúne as mesmas modalidades disputadas nos Jogos da Baixada, possa servir como uma espécie de peneira para os atletas.

A iniciativa, aliás, traz um acréscimo importante para Nova Iguaçu na formação da equipe para 2019. É que os Jogos Estudantis não eram sediados no município desde 2015. "Além de estimular as escolas a investir nos esportes, também queremos descobrir novos atletas de alto nível", explica Alexandre Batista, secretário municipal de Esportes e Lazer.

Atletas de Nova Iguaçu também ganham experiência em competições disputadas em outros municípios e estados. Foi o caso da equipe feminina sub-17 do Colégio Vila de Cava (Nova Iguaçu), que ficou com a medalha de bronze no Caxambu Handebol Cup, disputado no começo do mês em Minas Gerais.

Meninas do colégio Vila de Cava levam bronze para Nova Iguaçu em competição de handebol disputada no interior de Minas Gerais - Divulgação

Com meninas de apenas 15 anos, o grupo deve servir como base para a modalidade dos Jogos de 2019. "Elas já foram campeãs dos Jogos na categoria sub-14, no ano passado. Agora, ganham rodagem e experiência para buscar o ouro no sub-17", projeta o técnico André Luis Penudo.

No dia 7 deste mês, uma equipe formada por atletas do Colégio Senador Camará levou a medalha de prata no torneio estadual Rio Futsal sub-17, disputado em Ramos, Zona Norte da capital. Se as meninas da Vila de Cava serão a base da equipe de handebol feminino, os meninos do Colégio Senador Camará também ajudarão a formar a equipe de futsal de 2019. Eles também estão classificados para as semifinais de uma competição com colégios de todo o estado do Rio. Aliás, a mesma base também ajudou a formar a equipe de futebol de campo. Destaque para Bruno Viana e Glauco Alexandre. "A expectativa é usar essa base para buscar o título de 2019", disse o técnico Michel Maia.

Você pode gostar
Comentários