Os atuais campeões dos Jogos da Baixada já se mobilizam para buscar o segundo título consecutivo da maior competição socioesportiva da região. E, para isso, apostam na formação de novos atletas. No dia 5 deste mês, uma reunião serviu para definir os primeiros detalhes dos Jogos Estudantis de Nova Iguaçu. O evento, que irá reunir até 3 mil atletas de 11 a 17 anos vindos de cerca de 90 instituições de ensino do município, deve começar em setembro deste ano. A ideia é que a competição, que reúne as mesmas modalidades disputadas nos Jogos da Baixada, possa servir como uma espécie de peneira para os atletas.
A iniciativa, aliás, traz um acréscimo importante para Nova Iguaçu na formação da equipe para 2019. É que os Jogos Estudantis não eram sediados no município desde 2015. "Além de estimular as escolas a investir nos esportes, também queremos descobrir novos atletas de alto nível", explica Alexandre Batista, secretário municipal de Esportes e Lazer.
Atletas de Nova Iguaçu também ganham experiência em competições disputadas em outros municípios e estados. Foi o caso da equipe feminina sub-17 do Colégio Vila de Cava (Nova Iguaçu), que ficou com a medalha de bronze no Caxambu Handebol Cup, disputado no começo do mês em Minas Gerais.
Com meninas de apenas 15 anos, o grupo deve servir como base para a modalidade dos Jogos de 2019. "Elas já foram campeãs dos Jogos na categoria sub-14, no ano passado. Agora, ganham rodagem e experiência para buscar o ouro no sub-17", projeta o técnico André Luis Penudo.
No dia 7 deste mês, uma equipe formada por atletas do Colégio Senador Camará levou a medalha de prata no torneio estadual Rio Futsal sub-17, disputado em Ramos, Zona Norte da capital. Se as meninas da Vila de Cava serão a base da equipe de handebol feminino, os meninos do Colégio Senador Camará também ajudarão a formar a equipe de futsal de 2019. Eles também estão classificados para as semifinais de uma competição com colégios de todo o estado do Rio. Aliás, a mesma base também ajudou a formar a equipe de futebol de campo. Destaque para Bruno Viana e Glauco Alexandre. "A expectativa é usar essa base para buscar o título de 2019", disse o técnico Michel Maia.