Anestesia é local e a cirurgia simples e rápida, levando em média de 15 a 30 minutos Foto Ascom/Divulgação

São Francisco de Itabapoana – Cirurgia de catarata está sendo priorizada pelo governo de São Francisco de Itabapoana (RJ) desde julho deste ano, por intermédio da Secretaria de Saúde. O procedimento acontece, gratuitamente, no Centro Cirúrgico do Hospital Municipal Manoel Carola, em Ponto de Cacimbas. O governo também está envolvido com o “Outubro Rosa”, que acontece na próxima quinta-feira (26), na Praça São Francisco de Paula, no centro da cidade.
A Assessoria de Comunicação (Ascom) propaga que a ampliação da oferta de ações e serviços de saúde no município é uma determinação da prefeita Francimara Barbosa Lemos, objetivando facilitar o acesso dos moradores a consultas, exames, cirurgias e demais procedimentos. Diversas ações estão programadas para a conscientização sobre o câncer de mama.
As atividades de quinta-feira estão previstas para começar às 9h e terão como tema “Juntos Somos Mais Fortes”. A própria prefeita, Francimara Barbosa Lemos, incentiva: “Contamos com a presença de todos, sobretudo as mulheres. Seja você a sua prioridade e venha participe conosco deste movimento tão importante de conscientização, informação e prevenção”.
Estão programados palestras; Programa de Cessação de Tabagismo; grupo de artesanato; aferição de pressão arterial; música ao vivo e Dia de Beleza Solidária com alunos dos cursos de capacitação do departamento de Geração de Trabalho e Renda (GTR).
CATARATA – Quanto à cirurgia de catarata, o secretário de Saúde, Sebastião Campista, enfatiza que uma das principais diretrizes do governo é viabilizar o acesso da população aos procedimentos de saúde dentro do próprio município, evitando a necessidade de deslocamento dos pacientes para outras cidades: “Um dos exemplos é a cirurgia de catarata, que a partir desse ano passou a ser realizada no Manoel Carola”.
A oftalmologista Maria Luiza Godoy, da Secretaria de Saúde, explica que a cirurgia de catarata é indicada quando o cristalino fica opaco devido ao envelhecimento, sendo substituído por uma lente intraocular cristalina: “A cirurgia é simples e rápida, levando em média de 15 a 30 minutos”, diz.
Segundo a médica, a anestesia é local, com o paciente entrando e saindo andando e com o olho aberto: “O procedimento muitas vezes causa, além de uma independência visual, uma melhor qualidade de vida. Com a catarata a pessoa vai ficando sem enxergar e cada vez com mais comprometimento visual; então é importante fazermos a cirurgia o quanto antes”, orienta.
A orientação para pacientes que já estejam com indicação de operação é comparecer no Ambulatório de Triagem, no Hospital Manoel Carola, das 8h às 16h. “Para obter mais informações sobre a cirurgia de catarata e outros serviços de saúde prestados pelo município, basta o morador se dirigir ao Estratégia Saúde da Família (ESF) mais próximo de sua residência”, indica a Ascom.