Cerca de 34 profissionais que dirigem os ônibus escolares do município participaram da capacitação.Ascom PMSG - Foto: Júlio Diniz

Ao buscar a capacitação dos motoristas do transporte escolar e conscientização sobre a importância e a responsabilidade da função, a Secretaria de Transportes, em parceria com a Secretaria de Educação da Prefeitura de São Gonçalo, ofereceu, nesta segunda-feira (30), a palestra “Trânsito seguro: uma questão de atitude”, para os 34 profissionais que dirigem os ônibus escolares do município. No evento, estavam presentes o secretário de Educação, Maurício Nascimento, e o secretário de Transportes, Fábio Lemos.
“Nós fizemos esta parceria com a Secretaria de Transportes para que vocês tenham esse acolhimento e essa base necessárias para realizar o trabalho de forma cada vez mais assertiva. O motorista do transporte escolar é extremamente importante, porque ele zela pela segurança e conforto do aluno no trajeto até a escola e, fazendo isso, ganha a confiança dos responsáveis”, afirmou o secretário de Educação.
A ideia foi conscientizar os motoristas e mostrar que eles também têm o papel de educador, além de transportar com segurança os alunos das escolas municipais. Além disso, a palestra também abordou a direção defensiva e algumas instruções de trânsito. Nesta terça-feira (31), será a vez dos monitores, que também fazem parte do transporte, assistirem uma palestra direcionada à função.
“Através do Departamento de Educação para o Trânsito, hoje a gente está aqui para falar sobre a importância principalmente do cuidado, tendo em vista que os motoristas estão transportando crianças. Nós criamos uma palestra especialmente para eles e nos colocamos à disposição para ajudar e orientar no que for preciso”, disse o secretário de Transportes, Fábio Lemos.
Transporte escolar - A atual gestão, ao assumir, encontrou os ônibus escolares sem condições de uso e iniciou processo de licitação para recuperar os veículos. Em 2022, eles foram colocados à disposição dos alunos de 15 escolas municipais, de acordo com a determinação do Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (Pnate), que exige o transporte escolar para alunos que estudam em escolas que ficam nas áreas rurais das cidades.
Vendo a necessidade do município, no mesmo ano, a Secretaria conseguiu ampliar o número de rotas para 34, atendendo também as escolas que são de difícil acesso para o transporte público comum. Para o próximo ano letivo, São Gonçalo também fará o transporte de alunos com deficiência, com vans equipadas e acessíveis, garantindo a mobilidade e assiduidade dos estudantes.