As mulheres que foram no último ensaio de rua receberam um leque com divulgação do Disque 180.Divulgação Ascom PMSG
SG reforça ações para conscientizar sobre violência contra mulher
Secretaria de Assistência Social realiza campanha no período carnavalesco
A Prefeitura de São Gonçalo, através da Subsecretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, segue reforçando o trabalho de sensibilização e conscientização da sociedade para o enfrentamento da violência contra a mulher, em especial durante o período de carnaval.
No último sábado (4), durante o ensaio de rua da escola de samba Unidos do Porto da Pedra, realizado no Centro de São Gonçalo, profissionais da subsecretaria, em parceria com o Instituto Abraço do Tigre, distribuíram um leque informativo com os canais de atendimento disponíveis para o atendimento e apoio às mulheres.
Durante a ação, através do QR Code impresso no leque, as pessoas tiveram acesso a informações sobre dois equipamentos que fazem o acolhimento e orientação de casos de violência de gênero: o Centro Especializado de Orientação à Mulher Zuzu Angel (Ceom), situado em Neves, que oferece atendimento e orientação social, psicológica e jurídica, e a Sala Lilás, no Tribobó, responsável pelo acolhimento e escuta de mulheres que são encaminhadas para o corpo de delito.
Também está presente no material de divulgação o Disque 180, a Central de Atendimento à Mulher que oferece uma escuta qualificada para as vítimas de violência. O serviço também registra e encaminha denúncias aos órgãos competentes.
A subsecretaria também indica para denúncias a Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam), espaço especializado da Polícia Civil para atendimento da vítima em situação de violência de gênero. O Disque 190 da Polícia Militar deve ser acionado sempre que houver necessidade imediata de intervenção. O número recebe ligações de forma gratuita.
“São Gonçalo não aceita a violência contra as mulheres. A ação foi um sucesso, pois já recebemos o retorno de mulheres solicitando auxílio e estamos em atendimento. Reforçamos que as ações de enfrentamento à violência contra a mulher e a divulgação da rede de atendimento devem acontecer o ano todo, mas é fundamental que sejam reforçadas neste período festivo. Não podemos aceitar que os índices de violência sejam crescentes, o assunto não pode ser naturalizado”, disse a subsecretária Ana Cristina da Silva.
Onde denunciar:
. Disque 180 - Central de atendimento à mulher
. Disque 190 - Em situação de flagrante
. Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam) - Avenida Dezoito do Forte, 578, no Mutuá - Telefone: (21) 3119-3882
Serviços:
. Centro Especializado de Orientação à Mulher Zuzu Angel (Ceom) - Rua Camilo Fernandes Moreira, s/n, em Neves - Telefone: (21) 3758-5060 / (21) 96427-0012 - Atendimento de segunda a sexta, das 9h às 17h;
. Sala Lilás - Rua Cap. Juvenal Figueiredo, 3381, Tribobó - Atendimento de segunda a domingo, das 8h às 17h;
. Sede da Subsecretaria de Políticas Públicas para as Mulheres - Rua Dr. Porciúncula, 395, em Venda da Cruz - Atendimento de segunda a sexta, de 9h às 16h.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.