Heat promove Curso de Controle de Hemorragias a PMS e bombeiros
Criado pelo Departamento de Defesa Americano, o Stop The Bleed é ministrado por médicos e enfermeiros capacitados na área de trauma, urgência e emergência
O curso no Heat é ministrado por profissionais do Centro de Trauma junto ao Núcleo de Estudos e Pesquisas (NEP). - Divulgação - Foto: Alex Alves
O curso no Heat é ministrado por profissionais do Centro de Trauma junto ao Núcleo de Estudos e Pesquisas (NEP).Divulgação - Foto: Alex Alves
O curso de capacitação Stop The Bleed, que treina profissionais de saúde e leigos a reconhecer e conter sangramentos que representem risco de vida até que as equipes de emergência cheguem ao local da ocorrência, completou dez anos nesta quinta-feira, dia 25/5 e ganhou presente foram os colaboradores, policiais militares, bombeiros, guardas municipais, diretores de escola, entre outros segmentos da sociedade que, desde o ano passado, ganharam um treinamento importante.
Criado pelo Departamento de Defesa Americano, o curso ultrapassou fronteiras e vem salvando vidas em todo o mundo. Os médicos e enfermeiros, capacitados na área de trauma, urgência e emergência do Hospital Estadual Alberto Torres (Heat), em São Gonçalo, é que realizam os treinos.
“Estamos proporcionando conhecimento sobre os tipos de hemorragias, quadro clínico hemorrágico e suas consequências, além das principais técnicas utilizadas para o controle de sangramentos severos. Entre os alunos temos agentes da Segurança Pública, profissionais das áreas da saúde e da educação e pessoas interessadas em como aprender a prestar socorro em caso grave de emergência”, explicou o direto- geral do Heat, Raphael Riodades.
O curso no local é ministrado por profissionais do Centro de Trauma junto ao Núcleo de Estudos e Pesquisas (NEP) do hospital, unidade referência no atendimento a pacientes com múltiplos traumas no Estado do Rio de Janeiro. A cada turma são treinadas 30 pessoas em princípios básicos do controle de sangramentos em vítimas de trauma, otimizando as chances de sobrevivência.
Policiais militares dos Batalhões de São Gonçalo, Niterói e Itaboraí participam do curso periodicamente. Os comandantes do 7°BPM, Gilbert dos Santos; do 12°BPM, Aristheu Lopes, e do 35°BPM, Bruno Schorcht, incentivam o comparecimento dos militares ao curso de Controle de Hemorragias, sempre que as vagas são oferecidas. Todos os profissionais recebem Certificação Internacional Americana.
“O curso tem uma dimensão muito grande. O aprendizado de habilidades e ferramentas básicas para estancar um sangramento descontrolado em uma situação de emergência, nos garante salvar vidas. Muitos dos nossos policiais estão aptos a fornecer ajuda imediata em determinados casos até a chegada dos socorristas”, garantiu o comandante Aristheu Lopes.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.