A Secretaria de Turismo e Lazer promoveu rodadas de reuniões durante nove dias com os artesãos Foto Secom/Divulgação
As pautas foram focadas no aperfeiçoamento de ações para o setor, desde a produção até a exposição e comercialização dos produtos. De acordo com o secretário Edvaldo Machado, participaram 33 artesãos divididos por segmentos.
Machado explica que a idéia é propor uma produção em grupos por segmento, envolvendo também novas capacitações, assessoria profissional qualificada e exposições em grandes feiras, “podendo gerar encomendas volumosas e abrangendo desta forma mais de um fornecedor”.
Entre os participantes estavam pessoas que trabalham com crochê, bijuterias, costura criativa, biscuit, taboa e comestíveis. O secretário assinala: “Optamos pelas reuniões setorizadas, em dias e horários diferentes, para facilitar o diálogo”.
“São profissionais especializados, com técnica apurada em seus segmentos, que contribuem para a construção da identidade artesanal do nosso município”, acentua Machado. Uma das demandas apresentadas está relacionada ao setor de comestíveis, visando resgatar produtos conhecidos do município.
Também foi tratada a criação de novas receitas com frutas e legumes sanjoanenses. Em uma das reuniões, o secretário de Agricultura, Carlos Alberto Viana, e o engenheiro agrônomo Gustavo Perrout falaram sobre qualidade da produção de matérias-primas e do apoio aos agricultores desde a plantação até a colheita.
Segundo informação da Secretaria de Comunicação (Secom), “ainda dentro do ramo de comestíveis, as artesãs surpreenderam os participantes ao apresentarem brigadeiros, além de licores e geleias, confeccionados tendo como ingredientes o tradicional Conhaque de Alcatrão São João da Barra e a cachaça Praianinha, ambos produzidos no município pelo Grupo Thoquino”.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.