Processo seletivo teve mais de 100 candidatos de 20 estados brasileiros Foto Secom/Divulgação

São João da Barra – Com quatro vagas para audiovisual de R$2.500 cada e três para as demais áreas culturais com valor individual de R$1.500, a Secretaria Municipal de Cultura de São João da Barra (Secult) apontou, nessa quinta-feira (26), a listagem do resultado preliminar dos pareceristas que concorrem a sete vagas para atividades de análise e emissão de parecer técnico sobre projetos culturais no âmbito da Lei Paulo Gustavo.
Mais de 100 candidatos participaram do processo seletivo, com inscritos de 20 estados brasileiros, dentre eles Pará, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e do Distrito Federal. A relação está nas páginas 3, 4 e 5 do Diário Oficial publicado no portal da prefeitura.
De acordo com a Secretaria de Comunicação (Secom), o resultado final sairá após o cumprimento do prazo de recursos, que têm o formulário disponível também na rede social do governo. Parecerista é um funcionário público responsável pela formulação de pareceres, opiniões especializadas sobre determinado assunto.
O secretário municipal de Cultura, Gil Miranda, explica que, utilizando da prerrogativa da Lei Paulo Gustavo que oportunizava a utilização de até 5% da verba para contratação de pareceristas, a Secult abriu as inscrições: “A equipe técnica da secretaria levou em consideração os critérios dispostos nos editais”, ressalta.
Entre os critérios estão experiência profissional principal e complementar, experiência em análise de projetos, formação acadêmica na área cultural, além de documentação pessoal e comprobatória: “Estamos com grande expectativa em relação aos pareceristas”, pontua o secretário.
Segundo Gil Miranda, foram registradas inscrições de praticamente todo o país com currículos e experiências culturais de alto nível: “Isso nos garante transparência e uma qualidade indescritível para análise dos projetos dos fazedores de São João da Barra”, comemora.