Responsáveis pelos alunos foram informados sobre as instalações nos módulos Foto Divulgação

São João da Barra – “Não haverá nenhum prejuízo no calendário do ano letivo e teremos equipes multidisciplinar e pedagógica à disposição dos alunos”, Quem garantiu foi a secretária de Educação de São João da Barra (RJ), Angélica Rodrigues, aos responsáveis dos alunos da Escola Municipal Dr. Newton Alves, de Atafona, cuja sede está em processo de construção.
Até que as obras sejam concluídas, os alunos (um total de 446) do 6º ao 9º ano do ensino fundamental estarão instalados em módulos climatizados, a partir de segunda-feira (17). O projeto está em fase final, sendo concluída a parte elétrica, pontua a secretária, que participou de reunião no local dos módulos nessa terça-feira (11).
Acompanhada da diretora da escola, Liliana Anunciação, Angélica ressaltou a necessidade da mudança e dos ajustes para que os alunos tenham um espaço seguro e confortável: “Tivemos que encontrar um terreno documentado para instalar os módulos e modificar a fiação, em virtude de problemas na parte elétrica do local, para que os geradores possam funcionar”.
Os módulos climatizados contêm 24 salas de aulas, com dois aparelhos de ar condicionado em cada uma, cozinha, refeitório, banheiros e toda a estrutura que uma escola necessita. “Serão colocados muros de chapa para a segurança dos alunos e tendas para que não fiquem expostos ao sol forte e à chuva”, assinalou a secretária.
Quanto à segurança dos alunos no trajeto, Angélica anunciou que a Guarda Civil Municipal (GCM) vai atuar no local, argumentando que os módulos ficam à margem da BR-356, na chegada de Atafona, aonde o tráfego de veículos é intenso. A escola Municipal Dr. Newton Alves funcionava com salas em escola estadual com o mesmo nome.
“A demanda da unidade estadual aumentou e os alunos da rede municipal tiveram que desocupar o espaço”, explicou a secretária enfatizando que “os módulos climatizados vão abrigar esses alunos durante a construção da sede própria e também os alunos dos anexos que funcionavam na Escola Municipal Professora Dionélia Gonçalves Santos e Colônia de Pescadores Z-2”.