Além dos agentes da prefeitura, representantes do Exército, Corpo de Bombeiros e Inea participaram do curso Foto Divulgação
Guardas municipais e agentes da Defesa Civil são habilitados à condução náutica
Capacitação para condução de embarcações públicas aconteceu na unidade do Exército de Campos dos Goytacazes
São João da Barra - Exigida para a condução de embarcações públicas nas esferas federal, estadual e municipal, a capacitação de integrantes da administração municipal de São João da Barra (RJ) acaba de ser providenciada, por iniciativa da Secretaria de Segurança Pública.
Três agentes da Coordenação de Defesa Civil e três guardas civis municipais participaram, durante a última semana, do Curso Especial para Tripulação de Embarcações de Estado no Serviço Público (ETSP), nas dependências do Exército Brasileiro e no Cais do Corpo de Bombeiros, em Campos dos Goytacazes.
Ofertada pela Marinha do Brasil, a preparação teve início dia 27, com 32 horas de aula teórica e oito de prática, com aplicações de prova escrita sexta-feira (31). Os sanjoanenses foram aprovados e receberão habilitação náutica em data a ser definida. “Essa capacitação vai aprimorar as ações da Defesa civil”, pontua o secretário de Segurança, Anderson Campinho.
A especialização abrange ainda as fiscalizações realizadas pelo Grupamento Ambiental da Guarda Civil Municipal.: “Ela integra um ciclo de capacitações que vem sendo realizado para os agentes da Secretaria Municipal de Segurança Pública”, acentua Campinho.
Segundo o secretário, além dos agentes da prefeitura de São João da Barra, participaram militares do Exército (56º Batalhão de Infantaria), do Corpo de Bombeiros Militar e funcionários do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) — guarda-parques do Parque Estadual Lagoa do Açu (PELAG).
Campinho resume que constaram no conteúdo do curso: legislação, comunicações, segurança e sobrevivência pessoal, nomenclatura de embarcação, navegação, manobra de embarcação, motor propulsor, meteorologia e estabilidade.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.