Articulação deve transformar Porto do Açu em hub global de exportação de combustíveis marítimos de emissão zero Foto Porto do Açu/Divulgação

São João da Barra – Transformar o Porto do Açu, no município de São João da Barra (RJ), em hub global de exportação de combustíveis marítimos de emissão zero, estrategicamente posicionado para conectar a produção brasileira à crescente demanda europeia por soluções de baixo carbono. A proposta é anunciada por Rogério Zampronha, CEO da Prumo, administradora do complexo portuário.
A consolidação foi formalizada segunda-feira (3), por meio de carta de intenções assinada pelos complexos portuários do Açu e de Antuérpia-Bruges (Bélgica), para criação de um corredor marítimo verde entre Brasil e Europa, com potencial para se tornar a primeira grande rota de exportação de e-combustíveis do mundo.
Zampronha resume que o objetivo é que o corredor esteja em operação antes de 2030: “A criação do corredor reforça nossa estratégia de ser o porto da transição energética no Brasil”. O Porto de Antuérpia-Bruges é um dos maiores hubs industriais da Europa e projeta a importação de seis a 10 milhões de toneladas de amônia verde por ano até 2030.
O CEO do Porto do Açu, Eugenio Figueiredo, resume que essa demanda de mercado pode ser atendida pela produção brasileira, incluindo a prevista para o hub de hidrogênio e derivados do Porto do Açu: “A parceria mostra o poder da cooperação internacional e como podemos contribuir para uma economia marítima sustentável e circular”.
PORTO MODELO - Figueiredo frisa que o Açu é um ecossistema que entrega resultados reais, com disponibilidade de energia e um modelo de porto privado que garante agilidade, eficiência e os mais altos padrões ESG. Estudo de pré-viabilidade demonstra que o corredor Açu-Antuérpia oferece vantagens comerciais.
Uma das conclusões é que a operação dos navios pode se aproximar da paridade de custos com combustíveis convencionais com os novos incentivos da Organização Marítima Internacional (IMO, na sigla em inglês). Outro fator positivo ´é que a infraestrutura necessária já foi mapeada, incluindo terminais, protocolos de segurança e requisitos regulatórios.
“A parceria com o Porto do Açu é um marco na construção de um corredor transatlântico de energia verde.”, comenta Kristof Waterschoot, CEO do Antuérpia-Bruges Internacional acentuando: “Juntos, estamos preparando os primeiros fluxos de importação de amônia verde do Açu para Antuérpia-Bruges, impulsionando uma economia marítima verdadeiramente sustentável e circular”.