Secretários Tião Pinheiro e Antonio Marcos Barreto participaram da 19ª Primavera dos MuseusRosane Lopes/ PMSJM

São João de Meriti - O Centro Cultural Meritiense, no Jardim Meriti, foi palco da 19ª edição da Primavera dos Museus. A programação trouxe debates, palestras e apresentações nas áreas da cultura, ciência e mobilização social.
O tema dessa edição foi “Museus e Mudanças Climáticas”. Participaram representantes de conselhos municipais, instituições de ensino, órgãos públicos, movimentos sociais e artistas locais.

O secretário municipal de Cultura e Turismo, Tião Pinheiro, ressaltou como a cultura pode contribuir para a melhora do meio ambiente. “Ao abrirmos o Centro Cultural para discutirmos um tema tão relevante, incentivamos os moradores de nossa cidade a pensarem no meio ambiente e em como a vida em sociedade é afetada pelas menores ações que tomamos”.

Entre os blocos temáticos estavam painéis sobre justiça climática e racismo ambiental, com enfoque nas desigualdades sociais agravadas pelas mudanças do clima. Também houve apresentações de vozes da comunidade, com participação da Defesa Civil, que abordou estratégias de prevenção a desastres e a importância de sistemas de alerta e treinamentos.

Um dos palestrantes, o secretário municipal de Ambiente, Mudanças do Clima e Bem-Estar Animal, Antonio Marcos Barreto, destacou como o meio ambiente está conectado com a cultura. “Museu, hoje, é um instrumento de suma importância para a cultura brasileira, e nada melhor do que ter espaço para abordarmos temas ambientais, principalmente os que são voltados para a mudança climática”.