Com base em critérios predeterminados no Edital, a análise técnica ficará a cargo das respectivas Comissões de Curadoria.Divulgação
Secretaria de Cultura de São Pedro da Aldeia lança novo edital para contratação de artistas
Inscrições para o processo de seleção pública já estão abertas e seguem até 25 de outubro
Animadores culturais, dançarinos, atores, músicos e toda a sorte de trabalhadores artísticos, pessoa física ou jurídica, podem se inscrever para o novo Edital de Chamamento Público lançado pela Secretaria Municipal de Cultura de São Pedro da Aldeia, pretendendo contratar cerca de 147 atrações artísticas para apresentações em eventos e projetos promovidos pela pasta em praças e bairros, incluindo o Natal de 2023 e o Carnaval no começo de 2024. As inscrições seguem até o dia 25 de outubro, de forma on-line, no site da Cultura, acessando o link https://cultura.pmspa.rj.gov.br/login/. O Edital com a lista de documentações e demais exigências está disponível no site, em https://portal.pmspa.rj.gov.br/licitacaolista.php?id=1655.
Consta no edital categorias inéditas, como “Música Popular Gospel”, “Performance Literária” e “Cultura-afro”, incluindo os segmentos de dança afro e culinária tradicional. Para participar, o candidato deverá morar no município, ter idade mínima de 18 anos, estar inscrito no Mapeamento Cultural e ter em mãos um portfólio devidamente atualizado. Caso o candidato seja menor de idade, requisita-se a apresentação de um responsável legal.
Além disso, é necessário comprovar atuação artística/cultural durante período mínimo de dois anos. Quanto aos grupos ou bandas, pelo menos um integrante deverá residir na cidade. Já em relação às apresentações, os profissionais receberão uma remuneração que varia conforme a categoria prevista no Edital.
O secretário municipal de cultura, Thiago Marques, afirmou que “os Chamamentos Públicos são parte importante da nossa política de democratização do acesso aos recursos públicos. São mecanismos de fomento fundamentais para que possamos fomentar a arte, valorizar e reconhecer o trabalho promovido pelos artistas da nossa cidade”. E relatou ainda que “os profissionais credenciados durante o processo de seleção terão um papel fundamental na realização da nossa programação de eventos e shows, como o Concerto Musical Gabriel Joaquim, o projeto Aldeia em Cena, a Feira Cultural Itinerante, o Natal deste ano e o Carnaval 2024, dentre outros”.
Com base em critérios predeterminados no Edital, a análise técnica ficará a cargo das respectivas Comissões de Curadoria.
Interessada em facilitar o acesso aos candidatos, a equipe da Secretaria Municipal de Cultura de São Pedro da Aldeia, disponibilizará computadores para os artistas que não tiverem acesso à internet durante todo o período de inscrição, das 9h às 12h e das 14h às 16h, de segunda a sexta-feira. A sede da secretaria fica localizada no centro da cidade, na Avenida Francisco Coelho Pereira, n.º 255. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (22) 2625-5167 ou pelo e-mail cultura@pmspa.rj.gov.br.
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