Protesto em frente ao Fórum de São Pedro da Aldeia questiona prisão de jovem de 25 anosImagem: João Monk

Familiares e amigos de João Paulo das Neves Moret de Souza, de 25 anos, se reuniram em frente ao Fórum de São Pedro da Aldeia na tarde desta quinta-feira (24) para pedir a liberdade do jovem, preso desde o dia 26 de março. O ato foi pacífico e teve como objetivo chamar atenção para o caso e defender a versão da família, que contesta a prisão.

João Paulo foi detido durante uma operação da Polícia Militar que buscava suspeitos de um roubo ocorrido no centro da cidade.

A abordagem aconteceu na Estrada dos Passageiros, próximo à Casa Flor. Segundo a versão divulgada à época, o jovem pilotava uma motocicleta vermelha com características semelhantes às utilizadas no crime. Ao receber ordem de parada, ele teria tentado fugir, colidindo com duas motos da PM.

Um dos agentes teve fratura no pé e precisou de atendimento médico.

O jovem foi autuado pelos crimes de adulteração de sinal identificador de veículo, receptação, resistência e lesão corporal. A moto conduzida por ele foi apreendida.

A família afirma que João Paulo foi confundido com um dos suspeitos do roubo e que a abordagem foi truculenta.

Conforme parentes, ele foi jogado no chão, agredido e levado sem que houvesse verificação adequada de sua identidade. Eles relatam ainda que a moto foi adquirida de forma legal em 24 de maio de 2024 e que o registro de roubo só foi feito em 11 de setembro, quatro meses após a compra. Afirmam que o jovem desconhecia a origem irregular do veículo.

O que diz a PM?

A Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado de Polícia Militar (SEPM) informou que, de acordo com o comando do 25º BPM (Cabo Frio), João Paulo pilotava uma motocicleta com as características de uma usada em um roubo recente. Após a abordagem, foi constatado que ele não era o suspeito do crime, mas a motocicleta possuía registro de roubo em Minas Gerais. A corporação afirma ainda que ele tentou fugir da equipe e resistiu à abordagem, sendo usados os meios necessários para conduzi-lo à delegacia.