Sustentabilidade em Saquarema impulsiona crescimento da cidade e atrai grandes eventosDivulgação/Prefeitura de Saquarema
Com projetos inovadores como o “Saquarema 2030”, que integra os diversos projetos da cidade à Agenda 2030 da ONU, Saquarema oferece um olhar sustentável alinhado aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Essa estratégia tem garantido reconhecimento nacional e internacional para o município, como o prêmio no G20 Social, e impulsionado a economia local, especialmente nos setores de turismo, hotelaria e comércio. “Queremos que Saquarema seja um exemplo de como o turismo sustentável pode transformar realidades, promovendo crescimento com respeito ao meio ambiente”, reforça Manoela.
Além do impacto econômico, o Mundial de Surfe também reforça o compromisso de Saquarema com práticas sustentáveis. Em 2024, mais de 3 toneladas de resíduos recicláveis foram reaproveitadas e transformadas em equipamentos urbanos, como novos pontos de ônibus na Avenida Oceânica, em Itaúna. Parte das estruturas do evento, como lonas e materiais de montagem, também ganhou nova vida em projetos locais, incluindo a produção de quilhas para pranchas de surfe — uma iniciativa que une gestão pública, inovação e parceria com a iniciativa privada, mostrando que é possível conciliar grandes eventos com responsabilidade ambiental.
Tais ações reforçam a cidade como um dos principais destinos de turismo sustentável do país, fortalecendo não apenas sua imagem internacional, mas também sua economia, que se beneficia diretamente do crescimento do turismo qualificado e de um calendário de eventos que movimenta a cidade durante o ano inteiro.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.