Saquarema é a única cidade do Estado, além da capital, a assinar carta da COP 30Divulgação/Prefeitura de Saquarema
Além do Rio, Saquarema assina carta da COP 30 por soluções climáticas baseadas no oceano
Documento simboliza um movimento inédito que coloca governos locais na linha de frente da proteção e restauração dos ecossistemas costeiros e marinhos
Saquarema - A Prefeitura de Saquarema reafirmou seu compromisso com o meio ambiente e com a sustentabilidade ao ser a única cidade do Estado do Rio de Janeiro, ao lado da capital, a assinar a Carta de Compromisso dos Governos Subnacionais Brasileiros com Soluções Climáticas Baseadas no Oceano, lançada nesta segunda-feira (3), no AquaRio, durante o evento “Soluções Climáticas Baseadas no Oceano: Governos Subnacionais na Vanguarda da Implementação”.
O documento, elaborado em articulação com a Enviada Especial para o Oceano da COP 30 e com a Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema), simboliza um movimento inédito que coloca governos locais na linha de frente da proteção e restauração dos ecossistemas costeiros e marinhos.
Com a assinatura, Saquarema se une ao Mutirão Azul, movimento lançado no âmbito da COP 30 que reúne estados e municípios comprometidos com a construção de um futuro mais resiliente e equilibrado para os oceanos e as populações costeiras.
Para Saquarema, a adesão representa o fortalecimento de uma agenda que já vem sendo implementada no município, com foco na preservação dos ecossistemas costeiros, na educação ambiental e no desenvolvimento sustentável.
Chamado à ação
“A assinatura dessa carta reafirma o nosso papel como uma cidade comprometida com o futuro do planeta. Nossos ecossistemas costeiros são fontes de vida, renda e identidade, e proteger esses espaços é investir na qualidade de vida das próximas gerações. O Mutirão Azul é um chamado à ação, e Saquarema está pronta para fazer parte dessa transformação”, afirmou Manoela Peres, Secretária Municipal de Governança e Sustentabilidade.
Entre os compromissos assumidos estão a integração das soluções climáticas baseadas no oceano aos instrumentos de planejamento municipal e estadual, a restauração de ecossistemas costeiros, o fortalecimento das áreas protegidas, o incentivo à economia azul sustentável e a inclusão de comunidades tradicionais nos processos de governança ambiental.
Além de representantes de Saquarema e do Rio de Janeiro, o evento no AquaRio contou com a participação de lideranças nacionais e internacionais, entre elas a oceanógrafa Dra. Sylvia Earle (Mission Blue), representantes do Ministério do Meio Ambiente, do BNDES, FMDV (Fundo Global para o Desenvolvimento das Cidades), Programa Cidades Verdes Resilientes, entre outros. A carta foi assinada por representantes de mais de 15 estados, como o Governo do Ceará, e mais de 20 prefeituras, como a de Curuçá – PA.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.