Os 12 pesquisadores do WRI estarão uniformizados e identificados com crachá para realizar a abordagem dentro dos veículos. Divulgação

Teresópolis - Até o dia 1º de setembro passageiros do transporte coletivo de Teresópolis poderão dar sua opinião sobre a qualidade do serviço e sobre a mobilidade no município diretamente de dentro dos coletivos. Está em andamento uma pesquisa para obter dados que permitam a avaliação do atual cenário do transporte coletivo e da mobilidade da cidade. A sondagem acontece em diferentes dias da semana e horários, em todas as linhas de ônibus da cidade. São 12 pesquisadores, que trabalham uniformizados e identificados com crachá para realizar a abordagem dentro dos veículos.
Além de traçar um perfil atual sobre quem utiliza o transporte coletivo em Teresópolis, o levantamento busca entender aspectos sobre a rotina de deslocamento das pessoas na cidade, o tempo que elas gastam dentro do ônibus, a facilidade de acesso ao transporte público, o impacto dos congestionamentos na vida da população e a satisfação geral com o sistema de transporte.
A iniciativa é uma parceria da Semove (Federação das Empresas de Mobilidade do Estado do Rio de Janeiro), e da Viação Dedo de Deus, operadora de ônibus da cidade, com o WRI Brasil, que faz parte do World Resources Institute (WRI) instituto de pesquisa global com atuação em mais de 50 países e que atua no desenvolvimento de estudos e na implementação de soluções sustentáveis em clima, florestas e cidades.

A pesquisa faz parte do Programa QualiÔnibus que tem o objetivo de qualificar o serviço de transporte coletivo por ônibus nas cidades. Ele é desenvolvido pelo WRI Brasil com o apoio financeiro e conceitual da FedEx Corporation. O programa visa atrair e manter clientes do sistema de ônibus, melhorar a mobilidade dos municípios e tornar mais sustentável o transporte.

De acordo com o diretor da Viação Dedo de Deus, Marcelo Augusto, o WRI é um instituto voltado para soluções sustentáveis para as cidades, com foco no bem-estar das pessoas, e vários sistemas de diferentes municípios adotaram a Pesquisa da QualiÔnibus no monitoramento do transporte coletivo.

“O WRI trabalha por transformações urbanas sustentáveis nas cidades e o transporte coletivo é o grande indutor desse processo. Dentro de 30 dias teremos os resultados e poderemos traçar ações com mais eficiência”, afirma o diretor ressaltando a possibilidade da troca de informações com sistemas de transportes de outras cidades e países em busca de maior eficiência na mobilidade urbana de Teresópolis.
Você pode gostar
Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.