-
Por O Dia

Rio - Muitas pessoas acreditam que o caminho para ter um cabelo bonito e saudável passa pelo uso de produtos milagrosos e uma rotina repleta de tratamentos sofisticados. Entretanto, para que o couro cabeludo esteja sempre de bem com a vida, o segredo está nos pequenos detalhes do dia a dia. A alimentação, por exemplo, é considerada uma das chaves para a diminuição da oleosidade e prevenção contra a queda dos fios.

A laranja e a cenoura, por exemplo, são alimentos essenciais para quem tem uma dieta saudável por causa de seus nutrientes, mas os benefícios vão muito além. Isso porque as fibras da laranja e a vitamina A presente na cenoura combatem a oleosidade. Segundo o médico Abdo Salomão Junior, da Sociedade Brasileira de Dermatologia, o consumo de proteína e substâncias ricas em ferro também são importantes para a saúde do couro cabeludo. "O consumo de carnes vermelhas e brancas pelo menos três vezes na semana, além da ingestão de alimentos como fígado e feijão são importantíssimos na prevenção contra a queda de cabelo".

Assim como a alimentação, alguns cuidados diários também entram na balança de quem quer ter um cabelo saudável. Uma dica é usar o shampoo na raiz do cabelo e o condicionador apenas nas pontas. Além disso, é importante tratar a caspa sempre que ela aparecer, dar um intervalo mínimo de 15 dias entre um tratamento químico e outro e ingerir suplementos alimentares, mas sempre com orientação médica.

"Digo também que é importante não dormir com o cabelo molhado. Isso provoca a queda porque ocorre um aumento da umidade, causa caspa, diminui a qualidade do cabelo e prejudica até o crescimento dos fios", esclareceu o dermatologista.

Cosméticos fora do prazo de validade também podem trazer prejuízo à saúde capilar. Shampoos, condicionadores, tônicos capilares e tinturas vencidas estão na lista das mercadorias que podem se tornar inimigas do couro cabeludo. De acordo com a médica Valéria Marcondes, da Sociedade Brasileira de Dermatologia, o contato com o ambiente também modifica o produto e a forma de armazenamento precisa ser adequada, de acordo com as instruções da embalagem, para que ele mantenha suas propriedades.

"Os ingredientes que fazem parte da formulação não terão mais eficácia, com um maior risco de causar alergias, ressecamento, queda capilar e até dermatites tanto no couro cabeludo como na testa", alertou a médica. E quem ingere anabolizantes, que são proibidos, também precisa tomar cuidado com hormônios que podem prejudicar a saúde capilar.

Do estagiário Gabriel Thomaz, sob supervisão de Angélica Fernandes

Você pode gostar
Comentários