O tratamento do câncer de colo pode causar infertilidade?
Em estágios iniciais, o tratamento não interfere na fertilidade. Todavia, para os casos mais avançados, independente do tipo de câncer, quando a quimioterapia, radioterapia ou cirurgias invasivas são necessárias, a fertilidade pode ser comprometida.
O congelamento de óvulos pode ser uma opção para a mulher que precisa se submeter ao tratamento do câncer?
Com certeza. O congelamento de óvulos é uma alternativa eficaz que possibilita às mulheres com câncer realizarem o sonho da maternidade. É indicado especialmente para os casos da doença em estágio avançado -independentemente do tipo e não só o de colo-, quando o risco de se “perder” os óvulos em função da quimioterapia, radioterapia ou cirurgia invasiva é eminente.
Toda mulher com HPV vai desenvolver, necessariamente, o câncer de colo do útero?
Não. Na verdade, apenas uma minoria irá desencadear o câncer de colo.
Qual a forma mais eficaz de diagnosticar a doença?
Antes do diagnóstico é importante se fazer o rastreamento com a colpocitologia oncótica, o famoso exame de Papanicolau. Quando houver a suspeita, deve-se fazer a biopsia guiada pela colposcopia.
É possível desenvolver o câncer de colo durante a gestação?
Sim, sendo o câncer ginecológico mais comum na gravidez. Este tratamento deverá ser individualizado, de acordo com cada caso, já que algumas variáveis precisam ser consideradas, como o tipo de câncer de colo e o tamanho dele.