Pandemia de covid-19 interfere na luta mundial contra o sarampo - Reprodução
Pandemia de covid-19 interfere na luta mundial contra o sarampoReprodução
Por

 Rio - No Rio de Janeiro, com mais de 15 casos suspeitos de sarampo, sendo a maioria em adultos, e a confirmação de duas pessoas infectadas em pouco mais de um mês, a doença voltou a assombrar as famílias. As amostras dos pacientes com a indicação do vírus estão sendo monitoradas pelo laboratório da Fiocruz.

Mas quem não teve sarampo na infância se pergunta se é necessária a imunização e, quem já teve, fica em dúvida se pode ser infectado novamente. Para esclarecer esses e outros questionamentos, o DIA reuniu 12 perguntas e respostas sobre a doença, esclarecidas pelo médico Alexandre Chieppe, da Secretaria de Estado de Saúde.

Doença foi erradicada há dois anos
Publicidade
O sarampo foi erradicado no Brasil em 2016, quando a Organização Mundial da Saúde (OMS) identificou que o país estava sem registro de casos do vírus há um ano. No Rio, não existia registro da doença contraída no próprio estado há 18 anos. As últimas ocorrências, vindas de fora da região fluminense, foram no ano de 2014. No entanto, nos últimos meses, o reaparecimento da doença em território nacional tem provocado alerta. No Amazonas e em Roraima já existe surto do sarampo, com cerca de 900 casos confirmados e duas mortes. A única saída para controlar o vírus é a imunização. Neste ano, a campanha nacional de vacinação contra a poliomielite e o sarampo será entre 6 e 31 de agosto, sendo o dia 18 de agosto o 'Dia D' de mobilização.
PERGUNTAS

Quais são os sintomas da doença?

A doença, transmitida por vírus, provoca manchas vermelhas no corpo, febre alta, tosse, coriza, conjuntivite e pontos brancos na mucosa bucal.