Renato Carvalho, CEO do grupo RelaxmedicDivulgação

A dor nas costas é um dos maiores problemas de saúde da contemporaneidade, afetando até os mais jovens. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), oito em cada dez pessoas tem, teve ou terá o incômodo. Especialmente ao considerar as longas horas sentadas diante do computador com postura inadequada, causando pressão na lombar, ombro, pescoço e afins.

O incômodo, a depender da intensidade, pode causar o afastamento de profissionais, mas não atinge somente trabalhadores. Até mesmo jovens, incluindo crianças, podem sofrer com o desconforto devido ao uso excessivo de celulares e tablets, fazendo pressão no pescoço com frequência. O sedentarismo e a falta de atividades físicas também podem desencadear as dores.

“As dores nas costas podem ser uma aflição comum e podem se manifestar de duas formas distintas: aguda e crônica. “A dor aguda nas costas é de curta duração e geralmente resulta de uma lesão ou sobrecarga muscular. Por outro lado, a dor crônica nas costas persiste por um longo período, geralmente mais de três meses, e pode ser resultado de uma condição médica subjacente”, pontuou a fisioterapeuta da clínica FitFisio, Ana Cristina Souza Silva. “Nos dois casos, é importante procurar um médico para realizar o tratamento correto”, observou a fisioterapeuta.

Massageadores ajudam a aliviar dores nas costas

Alguns hábitos devem ser adotados no cotidiano para evitar o incômodo nas costas. É o caso de alongamentos, que devem ser feitos todos os dias e ao fazer pausas durante o expediente de trabalho. A Relaxmedic também disponibiliza produtos que ajudam a reduzir a tensão e a dor nas costas.

O massageador corporal, por exemplo, é um aparelho utilizado para relaxar e aliviar as tensões musculares nas costas. Ele simula as massagens de vibração que auxiliam no relaxamento da musculatura, proporcionando uma sensação de conforto e bem-estar.
Para utilizá-lo, basta posicioná-lo na região da coluna vertebral e deixá-lo agir por alguns minutos. É possível ajustar a intensidade da massagem de acordo com a preferência de cada um. “Depois da pandemia, minhas dores na coluna ficaram mais intensas. Com o massageador corporal, consegui amenizar o incômodo, me proporcionando momentos de alívio e mais bem-estar”, disse Cristina Tesserolli, proprietária de um massageador corporal da Relaxmedic.

O assento para cadeira Dr. Coluna é outro produto que pode ser útil para aliviar dores nas costas. Ele é especialmente indicado para quem passa muitas horas sentado, seja trabalhando, estudando ou dirigindo. O equipamento é feito de materiais que se adaptam à anatomia do corpo e ajudam a distribuir o peso de forma equilibrada, reduzindo a pressão sobre a coluna vertebral e melhorando a postura corporal.

Por fim, a poltrona de massagem é o produto mais completo que oferece diversas opções de massagem para diferentes partes do corpo, incluindo as costas. Ela possui várias funções, como massagem por compressão, por rolos e por ar, e pode ser programada de acordo com as preferências de cada pessoa. A poltrona é uma ótima opção para quem busca uma solução completa e confortável para auxiliar no alívio das dores nas costas causadas pela tensão.

“É importante lembrar que esses produtos não substituem a avaliação médica e o tratamento adequado para as dores nas costas”, explica Renato Carvalho, CEO do grupo Relaxmedic. “Eles podem ajudar a aliviar o desconforto e melhorar a qualidade de vida, mas é fundamental identificar e tratar a causa do problema para evitar complicações”.