Chaminé Centenária é o marco zero de Volta Redonda; construída em 1903, fazia parte de um engenho de canaCris Oliveira/Secom PMVR

Volta Redonda - A Praça da Chaminé, que fica sob o Viaduto Nossa Senhora das Graças, no bairro Jardim Paraíba, em Volta Redonda, está passando por obras de remodelação. O local será totalmente pavimentado em concreto para a prática do skate e ganhará brinquedos. O investimento é de R$ 809.049,82 e o prazo para conclusão da obra é de seis meses.
Além da pista de skate, o projeto prevê a criação de uma nova área de 669,10 m² de praça sob o viaduto, ambiente arborizado com bancos, iluminação e desenhos em grafite nos muros. A Secretaria Municipal de Infraestrutura (SMI) é responsável pela contratação e fiscalização da empresa que está executando a obra.
Marco zero de Volta Redonda
A Chaminé Centenária é o marco zero de Volta Redonda. Construída em 1903 por José Rodrigues Peixoto, fazia parte de um engenho de cana que fabricava açúcar, aguardente e outros derivados. A torre também pertenceu à Sociedade de Laticínios Santa Cecília Ltda. a partir de 1925, por esta sociedade ocupar as antigas instalações do engenho.
Em 1965, com a construção do Viaduto Nossa Senhora das Graças, o prefeito Pio de Abreu manteve-a por considerar um marco histórico municipal, sendo esta tombada como patrimônio histórico municipal, em 1985. Em março de 2002 foi restaurada.
Possui 40 metros de altura e está situada em um pedestal, sendo toda revestida de tijolo aparente. Em seu topo há um pequeno pedestal de dois metros de largura e onde se encontra a inscrição “1903”.
Você pode gostar
Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.