Rio - O Detran está com 570 vagas para o curso de especialização de motofretistas. As aulas, que terão início no próximo dia 11, serão ministradas por policiais militares em UPPs e Batalhões da Polícia Militar. Sem esta qualificação, os motociclistas que transportam profissionalmente documentos e mercadorias não poderão exercer legalmente a atividade a partir de 1º de setembro, a fiscalização passará a exigir a obrigatoriedade do curso.
As inscrições, que podem ser realizadas pelo site www.detran.rj.gov.br, ficam abertas em cada unidade de UPP ou BPM até que as turmas sejam completadas. O curso, realizado em seis dias, será de 30 horas, sendo 25 de aulas teóricas e cinco de práticas, com as seguintes disciplinas: Ética e cidadania na atividade do profissional motociclista (3 horas); Noções básicas de legislação (7 horas); Gestão do risco sobre duas rodas (7 horas); Segurança e saúde (3 horas); Legislação específica da atividade, procedimentos para o transporte de cargas e logística (5 horas); e Prática de pilotagem profissional (5 horas).
Para se inscrever, os motofretistas têm de atender os seguintes requisitos: terem, no mínimo, 21 anos de idade; estarem habilitados na categoria A (de motociclista) por, pelo menos, dois anos; não estarem respondendo a processo de suspensão ou cassação da carteira de motorista; terem bons antecedentes criminais; e, terem remuneração não superior ao piso da categoria (R$ 800).