Rio - A Secretaria de Turismo, em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego, está capacitando cerca de 1,2 mil profissionais da área nos municípios do Rio de Janeiro, Itaperuna, no Noroeste Fluminense, e Teresópolis, na Região Serrana. Com carga horária de 200 horas e 10% das vagas exclusivas para portadores de deficiências, o curso é o primeiro voltado para a capacitação de profissionais na área turística. A previsão é de que 30% dos alunos sejam inseridos no mercado de trabalho após a conclusão dos cursos.
De acordo com coordenador-geral de Convênios e gerente de Turismo do Prodetur (Programa de Desenvolvimento do Turismo), Marcos Pereira, a capacitação visa formar mão de obra qualificada para atender ao grande fluxo turístico da cidade.
Além do conteúdo voltado a cada área de atuação, temas ligados às cidades que sediam as aulas, orientação profissional, normas de segurança do trabalho e direitos humanos estão na grade curricular. Curso de operador de telemarketing, auxiliar administrativo informatizado, auxiliar de padeiro e confeiteiro, camareira e arrumadeira de hotel, garçom e recepcionista são oferecidos desde junho no Rio e em Itaperuna. Teresópolis receberá as próximas turmas do projeto ainda este mês.