Por bferreira

Rio - O Brasil tem a maior carga tributária da América Latina, reclamam empresários. Mas como fazer com que parte dos impostos seja aplicada como instrumento de investimento social? Para ajudar as empresas, o Sistema Firjan lança o ‘Manual das Leis de Incentivo’, que apresenta as leis no âmbito federal e as que são vigentes em cada um dos estados do país.

Para ajudar as empresas%2C o Sistema Firjan lança o ‘Manual das Leis de Incentivo’Editoria de Arte

“Essas leis são ferramentas para que os empresários possam destinar parte do imposto devido para apoio ao desenvolvimento de projetos sociais. Neste cenário econômico atual do país, esta é uma oportunidade de contribuir com o desenvolvimento da sociedade”, diz a chefe da Assessoria de Responsabilidade Social do Sistema Firjan, Ana Cristina Nascimento.

A Lei Rouanet, por exemplo, permite que pessoas físicas e jurídicas destinem parte de seus impostos para projetos aprovados pelo Ministério da Cultura. Já a Lei de Incentivo ao Esporte permite que pessoas jurídicas reduzam até 1% do imposto devido, com dedução integral do valor investido.

No Rio, as empresas contribuintes de ICMS, podem destinar parte do imposto devido a patrocínios e apoio a projetos esportivos e culturais. Até 4% do ICMS a ser recolhido pode ser destinado para tal finalidade e o valor da dedução varia de acordo com o tipo de investimento.

REDE VAREJISTA SUSTENTÁVEL

Uma das maiores redes varejistas do país, a Renner acaba de obter a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design). Entre as práticas de sustentabilidade adotadas pela companhia estão o uso de 70% das luminárias em LED; a redução de 20% no consumo de energia; 60% de redução no uso da água, assim como coleta seletiva, uso de madeiras recicladas e utilização de equipamentos com alta eficiência energética.

“O certificado atesta que a Renner cumpre as melhores práticas de sustentabilidade, com medidas socioambientais capazes de aliar o bem-estar de clientes e colaboradores”, diz a empresa.

BOAS AÇÕES EM DIA

A Lojas Americanas financiou um projeto social que ofereceu curso profissionalizante em Logística e Operador de Empilhadeira para 75 jovens de comunidades carentes da Zona Oeste e Baixada Fluminense. Metade dos alunos já estão empregados.

A Carvalho Hosken criou uma escola gratuita de Hotelaria. Vai receber a partir deste mês 200 jovens para um curso no Hilton Barra, em parceria com Senac e ABIH-RJ.

O Aldeia das Águas Park Resort, em Barra do Piraí, abre as portas para mais de 200 crianças e jovens atendidos por projetos sociais. O Aldeia Solidária recebe para um dia de lazer durante o verão.

Você pode gostar