Campanha acontece na terça-feira e se inspira no Giving Tuesday, um contraponto ao consumismo da Black Friday
Por thiago.antunes
Rio - Depois da overdose de apologia ao consumismo, é hora de incentivar a solidariedade. Liderada pelo Movimento por uma Cultura de Doação, a campanha #diadedoar acontece na terça-feira e se inspira no Giving Tuesday, um contraponto ao consumismo da Black Friday, copiada dos Estados Unidos. Para os idealizadores, doar não significa apenas transferir dinheiro a alguém ou a alguma entidade. É possível doar tempo, sangue, órgãos, mantimentos, agasalhos, brinquedos ou qualquer outro recurso material ou intangível.
%23diadedoar acontece na terça-feira e se inspira no Giving Tuesday%2C um contraponto ao consumismo da Black FridayReprodução
A ação incentiva a doação individual por meio das redes sociais e de um site interativo e acontece em momento oportuno. O Brasil caiu 15 posições no índice mundial de solidariedade que abrange 145 países. Saiu da 90ª para a 105ª, de acordo com o World Giving Index 2015. A pesquisa “Investidores do Bem”, realizada pela Shopper Experience para a Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), identificou o perfil dos brasileiros que fazem doações em dinheiro para projetos filantrópicos.
A maioria dos mais de 330 entrevistados (43%) diz que doa por autocrescimento: acreditam que essa atitude os ajuda a se tornarem ‘uma pessoa melhor’. Para eles, a doação dá mais sentido à vida, por saberem que estão ajudando pessoas. Palmas para eles!
Publicidade
Na onda do COP 21
A partir de segunda-feira, líderes e organizações do mundo todo se reúnem em Paris para buscar soluções para as mudanças climáticas. No Brasil, a COP 21 inspira iniciativas como a da L’Oréal, que pretende se tornar uma empresa “carbono balanceado” até 2020, junto com fornecedores de matérias-primas na Amazônia. Desde 2005, já reduziu as emissões de CO2 em 50%, apesar de aumentar sua produção em 22%.
Publicidade
Já a WCS Brasil, ONG que atua no país desde a década de 70, desenvolve metodologias de cálculo de previsão de aumento na temperatura, com foco na preservação de fauna e flora na Amazônia e no Pantanal.
Boas ações em dia
Publicidade
Criado em 2013, o projeto ‘Beleza em Todas as suas Formas’, do Grupo Alfaparf, entrega quinta-feira, no Rio, certificados a pessoas com deficiência intelectual que participaram do curso de auxiliar de cabeleireiro.
A Petrobras recebeu pela quinta vez o Selo Pró-Equidade de Gênero e Raça. A empresa ampliou a licença-maternidade para mães de filhos prematuros. O prazo de 180 dias passa a contar a partir da alta hospitalar da criança.
A Fundação SOS Mata Atlântica acaba de lançar o terceiro vídeo da campanha ‘Espécies da Mata Atlântica’, que traz histórias de gente engajada na preservação ambiental.