Por thiago.antunes
Rio - O Natal está batendo na porta e, nesta época de festas, muitos correm para comprar os últimos presentes em shoppings, enfeitar a árvore e providenciar a ceia em família. Na contramão do comportamento consumista, diversos grupos de voluntários, artistas e ambientalistas decidiram presentear o planeta reaproveitando materiais descartáveis na confecção de árvores de natal, com um toque de sustentabilidade. Além de celebrar a data de um jeito mais divertido, as ações procuram promover a conscientização socioambiental.
Na Ilha Grande%2C em Angra%2C turistas divulgam para o mundo imagens das árvores ecológicas feitas com lixo recolhido nas praias da região Divulgação

Uma dessas iniciativas têm encantado turistas do mundo todo na Ilha Grande, em Angra dos Reis, na Costa Verde Fluminense. Em sua sexta edição, o Projeto Ecológico de Natal arrecadou 4 mil CDs para construir as árvores que enfeitam o local.

São quatro árvores feitas de materiais de reúso, como garrafas pets, CDs, vieiras (moluscos) e até caiaques que são abandonados nas praias da região. O objetivo é incentivar a preservação ambiental e, com isso, minimizar os impactos na natureza. Este ano, o alvo foi o lixo eletrônico que chega do continente pelo mar.

Galeão traz modelos de retalhosDivulgação

“A ideia é mostrar o quanto o lixo é um problema, seja ele qual for”, declarou Nelson Palma, presidente da Ong ‘O Eco Ilha Grande’, que organiza a ação natalina. “As árvores atraem muitos turistas porque é algo bem rústico”, completou ele.

Silvinha Oliveira, responsável por uma organização que trabalha com reciclagem, a ‘Retalhos Cariocas’, é uma dos cinco artistas que participam da exposição ‘Árvores de Natal Sustentáveis’, no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro (Galeão), na Ilha do Governador. “Nós acreditamos que é possível mudar o mundo de maneira autêntica, pensando de um jeito sustentável”, concluiu Silvinha, a idealizadora do projeto. 
Publicidade
Para confeccionar cada modelo, ela utiliza retalhos de tecido, cones de linha, banners, que são doados por parceiros da indústria da moda. Todos os itens das árvores expostas no local são reaproveitados: ferragem, lonas, até mesmo shape de skate. Cada uma tem 2,5 metros de altura. O trabalho poderá ser apreciado nos terminais até 3 de janeiro.

Alternativas bonitas e econômicas que vêm das sobras
Além de economizar na decoração natalina, o reuso de sobras contribui para a redução de resíduos no planeta. Para quem quer aderir a esse estilo sustentável, a dica é separar cds velhos, caixas de papelão, tampinhas, pregadores de roupa, recipientes de vidro, rolhas, caixas de ovos, latinhas de alumínio, colheres de plástico, restos de eletrônicos e garrafas pet.
Publicidade
Você pode juntar as tampinhas e montar uma singela árvore de Natal, alternando nas cores verde e vermelha. As garrafas pets se transformam em belos castiçais e os pregadores de roupa viram guirlandas que podem receber fotos da família.

Reportagem da estagiária Carolina Moura