Por bianca.lobianco
Rio - Quase um quarto (23%) do volume total de água necessária para movimentar a Refinaria Duque de Caxias (Reduc), a mais complexa da Petrobras, é fruto de reúso. O volume de água reutilizada em um ano daria para abastecer uma cidade com 125.120 habitantes.Entre 2012 e 2013, as ações para reduzir a captação e melhorar a qualidade dos efluentes levaram a indústria a economizar 8,22 bilhões de litros de água. Estes resultados garantiram à Reduc o Prêmio Ação Ambiental, oferecido pela Firjan no ano passado, na categoria Água e Efluentes.
Inscrições para o Prêmio Ação Ambiental%2C da Firjan%2C vão até o dia 31 de marçoAlessandro Costa / Agência O Dia

As inscrições para a quarta edição da premiação já estão abertas e podem ser feitas até dia 31 de março. O concurso, que vai premiar empresas do estado do Rio que se destacam na gestão ambiental e no desenvolvimento sustentável, é dividido em cinco categorias. Nas três edições anteriores, 17 empresas foram reconhecidas por seu empenho na busca por soluções sustentáveis, com criatividade e eficácia.

Além da redução no consumo de água e seu reuso, são avaliados processos de uso sustentável da biodiversidade, recuperação de áreas degradadas, redução da emissão de gases de efeito estufa, eficiência energética, coleta seletiva, reaproveitamento de materiais, tecnologia na gestão de resíduos sólidos e programas de educação ambiental.

DESPERDÍCIO ZERO: DO LIXO PARA A MESA DE 500 PESSOAS
Publicidade
Todo mês, mais de 10 toneladas de alimentos que iriam para o lixo ganham destino mais nobre. Produtos considerados fora dos padrões de consumo pelo Hortifruti Ilha e o Extra são doados às quintas-feiras ao projeto social GEID Alimenta e transformados em bolos, tortas, geleias, pães, sopas, doces e compotas caseiras.
Do lixo para a mesa de 500 pessoasJoão Laet / Agência O Dia

Até sobras viram adubo e compostagem, aproveitados na horta orgânica que atende mais de 500 pessoas. Criado há quatro meses, o projeto do Grupo de Estudos Integrais Demétrios já concorre pelo Brasil ao Prêmio Global de Engajamento Comunitário da Praxair, empresa de gases industriais da White Martins que opera em 40 países.

Boas ações em dia

O programa Na Responsa, da Ambev, para coibir o consumo de bebidas alcoólicas por menores de 18 anos, alcançou a marca de mais de 9 milhões de pessoas impactadas por suas ações. Desde 2010, já capacitou mais de seis mil educadores em 22 ONGs do Rio e mais três estados.

O ônibus-biblioteca do projeto ‘Livros nas Praças’, patrocinado por Lojas Americanas e Americanas.com, bateu recorde em 2015. Foram 19.570 visitantes e 1.311 empréstimos, aumento de 140% e 100%, respectivamente.
Publicidade
O Caxias Shopping promove hoje e dia 17 a Feira de Produtos sem Agrotóxicos. O evento que reúne agricultores familiares é uma boa opção para comprar frutas, verduras e legumes, além de artesanato.