Por adriano.araujo
Considerado extinto na década de 1970%2C o tucano-de-bico-preto voltou a dar o ar da graça no Jardim BotânicoCristiano Vilella Pedras

Rio - Deslumbrante pela própria natureza, o Jardim Botânico, que recebe um milhão de visitantes por ano, transforma-se nesta época, quando o outono começa a deixar a temperatura mais amena, num dos melhores pontos para a observação de pássaros do país. As ‘passarinhadas’ — caminhadas para a contemplação e fotografia de aves — estão atraindo cada vez mais adeptos.

Tudo porque, segundo especialistas e integrantes do Clube de Observadores de Aves (COA-RJ), espécies raras, como o tucano-de-bico-preto, que chegou a entrar em extinção, e o príncipe (Pyrocephalus rubinus), por exemplo, voltaram a dar as caras nas matas de lá, que são uma extensão do Parque Nacional da Tijuca.

“Estamos encantados. Pássaros que nem imaginávamos voltaram a aparecer”, garante o funcionário público Cristiano Villela Pedras. Incentivador das caminhadas, ele criou o blog ‘Aves & Árvores’, onde posta relatos, imagens e informações das passarinhadas, conduzidas pelo biólogo Henrique Rajão.

O guia “Aves do Jardim Botânico — Guia de campo” de autoria de Rajão, Lena Trindade e Plínio Senna, um dos mais recentes e completos, catalogou 152 espécies de aves no Jardim Botânico. De acordo com o ornitólogo Rodrigo Carvalheira, coordenador de Meio Ambiente da Fundação de Apoio Cefet, e membro do Laboratório de Ecologia de Aves da Uerj, o Rio tem hoje cerca de 540 espécies de pássaros registradas. “Boa parte pode ser vista no Jardim Botânico”, ressalta Rodrigo, alertando que o reaparecimento de aves exóticas em florestas urbanas pode estar ligado também ao desmatamento de florestas.

Nomes e detalhes de espécies encontradas por lá podem ser pesquisadas no site jbrj.gov.br. A próxima passarinhada no Jardim Botânico está marcada para o dia 30 deste mês, às 8 horas. O ponto de encontro será no antigo Café Botânica, com acesso pela Rua Jardim Botânico 1008. Ingressos a R$ 10. Mais informações pelo blog avesarvores.com.br.

Popular como pardal%2C o tico-tico encanta visitantes pela plumagem colorida%2C que resulta em belas fotosCristiano Vilella Pedras


Você pode gostar