Conta Social: Limpeza urbana é um desafio no Rio

Se recuperasse 35% do material coletado — padrão médio semelhante a algumas cidades turísticas em países desenvolvidos —, o Rio sairia do índice 0,731 (faixa B) para 0,808 (faixa A)

Por cadu.bruno

Rio - E o Rio de Janeiro continua lindo... mas, infelizmente, ainda muito sujo. Apesar de estar entre as capitais com a maior pontuação no Índice de Sustentabilidade da Limpeza Urbana (Islu), ainda são muitos os desafios. “Um deles é a reciclagem de materiais, que é zero”, aponta Ariovaldo Caodaglio, presidente do Selur, o Sindicato das Empresas de Limpeza Urbana, que realizou o estudo em 1.721 municípios brasileiros.

Rio de Janeiro continua lindo... mas%2C infelizmente%2C ainda muito sujoBanco de imagens

Se recuperasse 35% do material coletado — padrão médio semelhante a algumas cidades turísticas em países desenvolvidos —, o Rio sairia do índice 0,731 (faixa B) para 0,808 (faixa A). Já o Estado do Rio encontra-se em situação ainda mais desfavorável, com uma taxa média de recuperação de apenas 1,04% — a média Brasil é de 4,08% e do Paraná, o melhor pontuado, 8,9%.

Segundo Caodaglio, o objetivo do Islu não é ser um ranking de cidades limpas x cidades sujas. “A pontuação indica apenas se a cidade está cumprindo com as metas da Política Nacional de Resíduos Sólidos, de acordo com os desafios específicos que possui, como população, clima, educação e turismo”.

HOJE É DIA DE BRINCAR COM A CRIANÇADA

São 15 anos ajudando a realizar sonhos. E hoje é dia de comemorar. A ONG Sonhar Acordado celebra a 15ª edição do Dia do Sonho, uma grande festa para mais de 1,2 mil crianças de 5 a 11 anos de comunidades de baixa renda do Rio de Janeiro. Cerca de 1,5 mil voluntários vão levar diversas atividades, brinquedos infláveis e oficinas ao Garden Party, na Taquara.

A Sonhar Acordado foi fundada em 1998 em Monterrey e chegou ao Brasil em 2000. E mais de 11 mil crianças de 20 comunidades da capital e da Baixada já participaram do Dia do Sonho.

Boas ações em dia

Moradores da Pavuna, alunos do projeto Música Encantada embarcam dia 7 para Londres, a convite da Universidade de Leeds. É a primeira vez que os jovens músicos da Orquestra Violões Encantados farão uma apresentação internacional.

A ONG Semente do Amanhã, criada em 1987 por Tia Selminha, ex-moradora de rua, precisa de nova sede. Já são 180 crianças atendidas e 302 na fila de espera. Campanha para doações foi lançada na Kickante. #AbraceEssaMudança

As lojas Fiszpan recebem até dia 26 doações de perucas em sua 10ª Campanha do Bem, para doar a mulheres com câncer. A meta é chegar a duas mil perucas - desde 2007, foram 1507.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia