Por cadu.bruno

Rio - Até 1861, a região conhecida como Taquara do Alto da Boa Vista era habitada por trabalhadores e donos de plantações de café. Foi quando Dom Pedro II ordenou o reflorestamento do local, dando origem à Floresta da Tijuca, e o cultivo do grão foi proibido. No século 20, famílias que permaneceram no local se dedicaram à agricultura, floricultura e depois à mineração de granito, proibida por conta dos danos causados ao meio ambiente por ocasião da Rio 92, a mineração. 

Na caminhada de 2h30%2C visitantes de comunidade na Floresta da Tijuca aprendem sobre ervas medicinaisDivulgação

Remanescentes dos primeiros agricultores portugueses que habitaram a região e descendentes dos trabalhadores da extração de granito formam hoje a comunidade do Vale Encantado. Vivem em pequenos lotes e sítios com quintais e plantações, e buscam oportunidades de trabalho e renda no turismo ecológico e no manejo sustentado da floresta.

Para conhecer de perto essa tradicional comunidade agrícola e de coletores de flores, no meio de uma das maiores florestas urbanas do mundo, a agência de turismo de experiência ‘Conectando Territórios’ criou o roteiro Vale Encantado. O próximo passeio é dia 11. “Além de conhecer um dos lugares mais ricos em biodiversidade, é uma oportunidade de provar a culinária local, com receitas como o Jacalhau, salada feita com jaca”, conta a turismóloga Thaís Pinheiro, que leva turistas a comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas, como o Quilombo Campinho da Independência, em Paraty.

Você pode gostar