Por thiago.antunes

Rio - Os brasileiros estão cada vez mais preocupados em escolher hospedagens ecologicamente corretas em 2017, definido pelas Nações Unidas como o Ano Internacional do Turismo Sustentável para Desenvolvimento.

O Relatório Global de Viagens Sustentáveis da Booking.com. mostra que 83% dos brasileiros que pretendiam viajar este ano buscavam uma acomodação mais ‘verde’, contra 32% daqueles que se hospedaram em 2016. Além disso, 83% dos brasileiros confirmaram que têm mais chances de considerar a escolha de uma acomodação ao saber que ela é ecologicamente correta, só perdendo neste quesito para os chineses (93%).

Para 91%, as escolhas sustentáveis também impactam o meio de transporte durante as viagens: 48% utilizam transporte público sempre que possível, 53% optam pela caminhada ou bicicleta e quase um sexto (15%) andam menos de avião para reduzir sua pegada de carbono. A pequisa ouviu 1.000 pessoas em 11 países em março deste ano.

Uso racional de energia elética se aprende em casa

Crianças e jovens têm papel fundamental para ajudar a construir uma nova consciência ambiental. Pensando assim, Furnas criou a Casa Energizada, uma maquete que simula o consumo de aparelhos domésticos, testando sua eficiência energética. A casinha foi sucesso na última edição do projeto educacional Furnas Educa, realizado na Fundação Gol de Letra, dos ex-jogadores Raí e Leonardo, para cerca de 200 crianças.

Uso racional de energia elétrica se aprende em casaDivulgação

Rio tem erradiação equivalente à Alemanha

O Atlas Solar do Estado do Rio de Janeiro, que será lançado na quarta-feira, revela que a irradiação solar por aqui varia de 1.460 a 2.010 kWh/m² ao ano. Para ter ideia, na Alemanha, líder global na instalação de sistemas fotovoltaicos, o nível médio de irradiação solar é de 1.700 kWh/m²/ano. O estudo mostra que o Norte Fluminense, parte da Região dos Lagos e o litoral Sul do estado são as áreas com o maior potencial para produção de energia solar fotovoltaica. 

Realizado pela Secretaria da Casa Civil e Desenvolvimento Econômico, em parceria com a EDF Norte Fluminense, a PUC-Rio e a EGPEnergia, o Atlas pretende ajudar a atrair indústrias interessadas em aproveitar o grande potencial de energia solar do estado. Atualmente, há 842 plantas de energia solar fotovoltaica operando no estado, que já é o quarto maior em número de instalações fotovoltaicas, atrás do Rio Grande do Sul, São Paulo e Minas Gerais. 

Ambev quer gastar menos energia até 2025

Até 2025, a Ambev espera garantir que 100% da eletricidade que compra venha de fontes renováveis. A cervejaria anunciou que pretende adicionar aos mercados onde atua cerca de um gigawatt de capacidade de energia renovável, o suficiente para abastecer uma cidade como Porto Alegre. O desafio faz parte de uma meta global, estipulada pela Anheuser-Busch InBev, grupo ao qual pertence.

Para atingir a meta, a AB InBev espera garantir até 85% de eletricidade por meio de contratos diretos de compra de energia. O restante virá de tecnologias locais, como painéis solares. Este compromisso deverá tornar a empresa a maior usuária de etricidade renovável pela compra direta no setor de bens de consumo do mundo. E reduzirá sua pegada de carbono operacional em 30%. O efeito positivo será equivalente a remover as emissões de quase 500 mil carros da atmosfera.

Boas ações em dia

Será aberto amanhã o Laboratório Audiovisual Ação da Cidadania, uma parceria da ONG criada por Betinho há quase 25 anos com a Fundação Ford. A primeira ação é o Núcleo Audiovisual Ação da Cidadania,voltado à formação profissional e aceleração de projetos de jovens realizadores audiovisuais, maioria residente em periferias. As atividades são gratuitas e vão até julho, sempre às terças-feiras.

O Laboratório de Atividades do Amanhã (LAA) realiza na terça-feira a Oficina de Horta, ministrada pelo paisagista e permacultor alemão Manfred Bert. Ele mostrará técnicas de jardinagem com foco em vermicompostagem, permacultura, sustentabilidade e reciclagem; e ainda dicas para fazer hortas urbanas, verticais e suspensas. Inscrições gratuitas no site do Museu do Amanhã.

Termina hoje, no RioSul, uma campanha para estimular a solidariedade na Páscoa. Das 11h às 14h e das 16 às 20h, um personagem vestido de coelho vai passear pelos corredores do shopping, tirando fotos, distribuindo brindes e ovinhos de chocolate gratuitamente, em parceria com a marca Cacau Noir. A cada foto compartilhada no Instagram com a hashtag #DaGemaRIOSUL será doado R$ 1 às crianças da escola Tia Percília, na comunidade da Babilônia, no Leme

Você pode gostar