Por karilayn.areias

Rio - Considerada a segunda indústria mais poluente do mundo, a moda se esforça cada vez mais para incluir a sustentabilidade em sua cadeia de produção. Em seu recém-lançado Relatório de Sustentabilidade 2016, a holandesa C&A, presente desde 1976 no Brasil, se apresenta como a maior compradora mundial de algodão orgânico em ranking da Textile Exchange, organização mundial sem fins lucrativos. Do total de produtos, 53% foram produzidos com algodão mais sustentável, incluindo orgânico e BCI. A meta é ter 100% das peças da empresa produzidas com essas matérias-primas até 2020.

Já a marca carioca de lingerie Picê Ateliê utiliza sobras de matéria-prima, produtos naturais de algodão orgânico, materiais biodegradáveis, tecidos PET, dentre outros. “Temos uma linha com tecido da Santaconstancia que, em contato com aterro sanitário, leva apenas três anos para se decompor, ao contrário de um tecido tradicional, que levaria 50 anos”, diz a estilista Ana Elisa Santana. 

QUARTEL VERDE’ CAPTA ÁGUA DA CHUVA, TEM HORTA E MINHOCÁRIO

Em maio, o Quartel da Gável (25° GBM) reduziu à metade o seu consumo de água, em relação ao mesmo período do ano anterior (80 mil litros), graças à captação da água da chuva para abastecer as caixas dos sanitários e para a limpeza das viaturas. Em seis meses foram reutilizados 264 mil litros de água, uma economia de R$ 4 mil. O ‘Quartel Verde’ também conta com horta hidropônica (foto), minhocário e coleta seletiva de óleo de cozinha. 

Horta hidropônicaDivulgação

ECONOMIA DE ENERGIA

O Colégio Mopi já comemora resultados com medidas simples, como deixar janelas abertas, reduzir o número de lâmpadas, desligar luzes e aparelhos de ar condicionado na hora do almoço. Em relação aos números de 2015, a prática eficaz de sustentabilidade gerou uma redução de 6% no consumo de luz e de 18% em consumo de água na unidade Tijuca em 2016. 

MAIS SONHOS E DONS

Sonhos, trabalho, dons e habilidades estão na pauta das rodas de conversa que o Projeto Ruas organiza toda terça-feira na Zona Sul (Botafogo, Copacabana e Leblon). Voluntários e atendidos sentam juntos para debater temas específicos. Especialistas em saúde, yoga, músicos e pessoas que conseguiram sair das ruas já brindaram as rodas com seus depoimentos.

POR UM RESORT VERDE

O Hotel Le Canton, em Teresópolis, quer se transformar em um resort 100% sustentável. O programa prevê um moderno sistema biológico que transforma esgoto em água tratada reutilizável, ações de reciclagem e compostagem, com renda para programas sociais, e campanhas educativas. O hotel ainda vai “adotar” uma escola da comunidade. 

Hotel Le Canton%2C em TeresópolisDivulgação

BOAS AÇÕES

Tudo começou em 2014, com três pessoas entregando hambúrgueres de madrugada no Centro do Rio. Hoje, 150 voluntários participam do MuTTirão, que distribui comida, serviços e solidariedade a pessoas em situação de rua. A ação criada pelo T.T. Burger faz sua nona edição amanhã, com concentração à meia noite e saída à 1h. A novidade é o cadastro de moradores de rua para vagas de emprego. Voluntários devem enviar e-mail para muttirao@ttburger.com.br.

Clientes da rede SuperPrix que querem colaborar com pacientes do IncaVoluntário podem encomendar bolsas de alimentos a partir de R$ 25. Tem a Bolsa Sorriso, a Bolsa Abraço, a Bolsa Amor... O supermercado entrega direto ao Inca, e o frete é grátis.

O Bangu Shopping entrou na campanha da Cruz Vermelha Brasileira e, em parceria com a Medsoul, recebe até dia 5 doações para vítimas das enchentes em Pernambuco, Alagoas, Santa Catarina e Amazonas. Quem quiser ajudar pode entregar alimentos não perecíveis, água, produtos de higiene e limpeza no balcão Medsoul, em frente à Portaria 4.

Um grande casamento comunitário, em ritmo de festa junina, está sendo preparado pela Antarctica no Terreirão do Samba para dia 22. Quem quiser doar flores, vestidos de noiva ou se voluntariar para algum serviço na festança dos 100 casais deve se inscrever pelo site da marca.

Você pode gostar