Coluna Vinho sem Mistério - Diferentes tamanhos de vinho - Divulgação
Coluna Vinho sem Mistério - Diferentes tamanhos de vinhoDivulgação
Por

Por dentro: uma garrafa de vinho apresenta entre 12% a 14% de álcool contra cerca de 80% de água. Os outros menos de 10% são compostos de açúcares, vitaminas e sais minerais. Açúcares: 1% a 3g/l e vai aumentando até 20% nos fortificados, tipo Porto. Vitaminas: B1, B2, B6, B12, A, C e o Resveratrol, que é antioxidante, anti-inflamatório, limpa os vasos sanguíneos. Sais minerais: potássio, cálcio, fósforo, zinco, iodo, magnésio, etc.

Por fora, o tamanho padrão das garrafas é 750 ml. Curiosidade: esse tamanho foi fixado no século 17, com o advento das garrafas de vidro inventadas pelos artesãos de Veneza, porque essa medida era a maior quantidade de ar soprado autorizada pelas autoridades para evitar que os sopradores sofressem embolia pulmonar.

Como hoje o processo é industrial, pode-se engarrafar nos seguintes tamanhos. Meia, 350 ml; padrão, 750 ml; magnum, 1,5 litros; double Magnum e daí pra cima, sendo que existem as de 15 e 30 litros. Exceções: minigarrafinhas, de 187 ml e embalagem em caixas de papelão especial (Bag-in-Box). E modernamente, o vinho em taça (200 ml) que permite provar de um, de outro, mais outro. Mas cuidado com o bolso (e o fígado).

Você pode gostar
Comentários