Saco do Céu na Ilha GrandeDivulgação/reprodução rede social
Saco do céu com turismo de base comunitária
Os roteiros serão apresentados neste sábado, durante evento que terá lançamento de livro ao som de música ao vivo
Ilha Grande - O Saco do Céu, na Ilha Grande, em Angra dos Reis/RJ, sedia neste sábado (25), das 17h às 23h, a apresentação do projeto de turismo de base comunitária, " A Enseada das Estrelas e Suas Raízes", desenvolvido pela Associação de Moradores e Pescadores da Enseada das Estrelas (AMPEE), que abrange as comunidades de Freguesia de Santana, Saco do Céu, Praia de Fora e outras localidades próximas.
A iniciativa financiada pela FunBio, tem o apoio do governo municipal. O objetivo do projeto é proporcionar aos visitantes uma experiência de intercâmbio, apresentando a Ilha Grande, em suas histórias e culturas.
O projeto apresenta quatro opções de passeios na região: Mariscagem no Saco do Céu; Cerco Flutuante e Abelhas Nativas no Saco do Céu; Vivência na Cachoeira da Feiticeira e Praia de Fora; e Freguesia de Santana. Além de almoço ou café da manhã caiçara, todos eles incluem rodas de conversa com moradores locais.
Durante o evento deste sábado haverá ainda o lançamento do livro “Narradores das Estrelas – Histórias de Ilha Grande”. Onze pesquisadoras caiçaras da Ilha Grande percorreram a região para construir um mapa de histórias. Nas páginas da publicação, o leitor vai encontrar 24 vozes de marisqueiras, pescadores, benzedeiras, mestres-artesãos e mestras-cozinheiras.
No evento deste sábado haverá ainda música ao vivo com o cantor Luís Perequê e o Trio do Brão.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.