Mutirão vasectomia HMJDivulgação/PMAR
Angra dos Reis - A Prefeitura de Angra dos Reis iniciou nessa quarta-feira,(08), um mutirão de vasectomia no Hospital Municipal da Japuíba, nos dias 8, 15 e 22 de outubro e em algumas datas no mês de novembro, com o objetivo de reduzir a fila de espera por esse tipo de procedimento, além de fortalecer as ações de planejamento familiar oferecidas gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
- Já era algo que eu vinha planejando após ter feito o planejamento familiar. A cirurgia chegou em uma ótima hora, porque, com dois filhos, eu realmente desejava realizar o procedimento e agora consegui. Não tenho do que reclamar. Todo o atendimento foi ótimo, desde a recepção até a cirurgia em si – comentou Luís Felipe de Aguiar, um dos pacientes atendidos no mutirão.
Todos os pacientes atendidos no mutirão foram selecionados pela regulação municipal. Eles já estavam cadastrados na fila de espera e foram convocados para comparecer ao hospital em setembro, quando foi realizada uma triagem documental para verificar se todos os requisitos do planejamento familiar estavam em dia.
O procedimento é simples, rápido e oferece uma forma de planejamento familiar definitiva, contribuindo para que os casais possam exercer seu direito à escolha reprodutiva com responsabilidade e segurança. Após a cirurgia, o paciente pode voltar para casa, sem necessidade de internação. A recuperação é no domicílio.
- Em parceria com a regulação, vamos desenvolver diversas ações para reduzir as filas de espera do município. Apenas em outubro serão 60 pacientes atendidos com cirurgias de vasectomia, com uma expectativa que esse número chegue a 100 no próximo mês, contribuindo para o planejamento familiar e a promoção de importantes benefícios à saúde do homem – destacou Filipe Rosa, secretário Hospitalar do HMJ.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.