Daniel Frias, 46 anos, é sócio da padaria e tenta acionar o seguro para recuperar prejuízoPaulo Costa / Agência O Dia

Rio - Moradores da Ilha de Paquetá e da Ilha do Governador estão há mais de 30h sem luz em um episódio que remonta ao início do ano, quando sofreram com quedas de energia constantes. O apagão começou na quinta-feira (18). Segundo a Light, geradores estão sendo instalados e a energia vai voltar até o fim da tarde desta sexta-feira (19). Contudo, a empresa informou ao DIA, às 18h20, que as equipes seguiam atuando nas regiões para "normalizar o serviço o mais breve possível."

Osvaldo Franklin tem uma loja de peça de moto no Jardim Guanabara, na Ilha do Governador. Ele conta que a queda de energia o afetou por volta de 8h30 de quinta-feira. "O problema é o mesmo do início do ano. Ontem, boa parte da Ilha passou o dia sem luz e hoje a outra parte que tinha, ficou sem", conta o comerciante. Franklin teve, inclusive, dificuldade de abastecer a moto por conta dos postos de combustíveis estarem sem luz, além do prejuízo de não ter aberto a loja. "Estamos sem luz e sem internet", acrescenta.
No Jardim Guanabara, o apagão começou na manhã de quinta-feira, mas a energia voltou ao longo do dia e tornou a cair na madrugada desta sexta-feira (19). No bairro da Freguesia, o apagão começou às 7h11 de quinta-feira, segundo o Centro de Operações da prefeitura.
Comerciante há 56 anos no bairro, Antônio Frias, tem uma padaria no Jardim Carioca e conta que já perdeu mais de 700 pães que estavam prontos para ir ao forno. "Eu nunca vi algo parecido. O prejuízo é incalculável, as massas estão todas ali para jogar fora. Foi tudo perdido!" 
Filho e Sócio de Antônio, Daniel Frias diz que a loja está há quase 30 horas sem energia e lembra que, além dos pães, os produtos de geladeira, como sorvetes e outras mercadorias perecíveis também foram perdidas.
" A gente está entrando em contato agora com o seguro, mas a informação que a gente está tendo em primeira mão é que teria que ver o que está na cláusula, porque pelo jeito essa situação não cabe. É um problema geral e aí vamos ter que resolver junto à Light", relata. 
Além dos comerciantes de rua, o shopping center Ilha Plaza, no Jardim Carioca, também está fechado até o restabelecimento da energia. As lojas voltarão a funcionar gradualmente a partir da normalização da rede. A decisão visa a segurança dos lojistas e funcionários.

Em Paquetá, os moradores denunciaram estarem sem luz desde a manhã de quinta-feira e sem sinal de telefone.
A Secretaria Municipal de Saúde informou que a situação é crítica nas unidades pela instabilidade da rede elétrica na Ilha do Governador.A Clínica da Família Wilma Costa e os centros municipais de saúde Parque Royal e Necker Pinto estão sem luz, mas mesmo assim mantêm o atendimento à população, de forma parcial, nos serviços que não dependem de energia elétrica, como consultas, curativos e outros. Os serviços interrompidos estão sendo reagendados para a próxima semana.

Os hospitais municipais Evandro Freire e Nossa Senhora do Loreto estão funcionando normalmente e o Paulino Werneck e a Unidade Manoel Arthur Villaboim - Paquetá também, porém com apoio constante dos grupos de geradores das unidades, aumentando consideravelmente o custo do serviços.

A Light informou que, devido a um defeito na rede subterrânea, precisou fazer uma parada emergencial em trechos de bairros da Ilha do Governador para reparar o sistema de alta tensão que abastece a região. "Mais de 200 profissionais estão trabalhando desde a identificação da ocorrência para restabelecer a totalidade dos clientes", disse a empresa. 

O diretor da Light Rodrigo Brandão afirmou que o apagão foi causado pelo rompimento de um dos principais cabos que abastece a Ilha do Governador. O representante disse, em entrevista do programa "Bom Dia, Rio", da TV Globo, que no início do ano, a concessionária iniciou uma obra em todo sistema que leva energia do continente para a Ilha do Governador e a Ilha de Paquetá, cujos cabos são antigos. A rede estará 100% renovada em novembro, segundo o diretor.

Além disso, chegaram na madrugada desta sexta-feira, os componentes de geradores que haviam sido emprestados ao Rio Grande do Sul durante a catástrofe climática. A empresa garantiu que até o fim da tarde a energia voltará a funcionar normalmente nas ilhas. Segundo Brandão, 80% da população da Ilha do Governador já está com luz.
A companhia acrescentou que a falha cibernética global que atingiu os sistemas de comunicação de vários países nesta sexta-feira (19), também teve efeitos nos sistemas da Light, atrasando por mais algumas horas o trabalho das equipes de campo e o funcionamento de equipamentos telecomandados que auxiliam na normalização do serviço.
Atendimentos no Detran
Devido à falta de energia elétrica na Ilha, os postos Infraero e Cocotá do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) ficaram sem atendimento. 

Pessoas que tinham agendamento marcado poderão retornar até cinco dias depois à reabertura dos postos, sem necessidade de nova marcação.
Agência móvel

A Light disponibilizou uma agência móvel de atendimento aos moradores para esclarecer a população e receber pedidos de ressarcimento. A unidade está posicionada na Rua Eneida de Morais, 450, Jardim Carioca, e funciona das 9h às 16h.
Problema recorrente
O começo de 2024 foi conturbado para os moradores devido aos constantes apagões e faltas de energia. No início de fevereiro, a região chegou a ficar 24h sem luz, por conta de uma ocorrência em uma subestação da Light. Os problemas começaram a ser relatados no dia 11 de janeiro.
O Procon-RJ chegou a aplicar duas multas na concessionária de energia por falhas na prestação dos serviços, que totalizaram o valor de R$ 9,5 milhões. Para corrigir os problemas, a Light iniciou, ainda em janeiro, a construção de três novas linhas de distribuição de energia para atender as regiões e aumentar a qualidade do fornecimento de energia, minimizando o risco de interrupções.
No domingo passado (14), o prefeito Eduardo Paes pediu ajuda ao ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, para o problema de falta de luz na Ilha. "É inaceitável que um bairro inteiro da cidade com a importância da Ilha do Governador sofra mais um apagão como aconteceu nessa manhã de domingo. Conversei com o ministro que já está agindo para que a Light religue os sistemas o mais rápido possível. E o mais importante: precisamos da mão firme do Governo Federal para obrigar que a concessionária faça os investimentos necessários e definitivos, evitando que a situação se repita. Sem capacidade de investir, essa concessão não merece ser renovada", publicou o prefeito. 
No X (antigo Twitter), o ministro Alexandre Silveira respondeu Paes e informou sobre a abertura de uma comitê para apurar o apagão. "Se a Light não se adequar ao novo decreto que moderniza os contratos e eficientiza as operações, demonstrará que não está preparada para servir ao Brasil. Não permitiremos esse desrespeito com as pessoas", comentou.