Rio - Moradores da Ilha do Governador, na Zona Norte, estão se queixando de um novo apagão ocorrido na tarde desta quinta-feira (18). A região, que vem sofrendo com a falta de luz desde o início do ano, também ficou às escuras nesta manhã.
No bairro Portuguesa, moradores relataram falta de energia elétrica por volta das 18h. Mais cedo, o Centro de Operações Rio (COR) informou que entre os bairros afetados estavam também a Freguesia, Cocotá, Jardim Guanabara, Jardim Carioca e Ribeira.
"Outro apagão na Ilha do Governador. É um absurdo. Metade de um ano passando por isso. O que pode ser feito? Prejuízos, lucros cessantes, perdas irreparáveis. Um crime", escreveu um internauta no X, antigo Twitter.
Outro apagão na Ilha do Governador. É um absurdo. Metade de um ano passando por isso. O que pode ser feito? Prejuízos, lucros cessantes, perdas irreparáveis. Um crime.
De manhã, o apagão aconteceu por volta das 7h30. O Centro de Operações Rio chegou a informar que o funcionamento dos sinais de trânsito poderia ser comprometido e pediu atenção aos motoristas.
A Light informou que, devido a um defeito na rede subterrânea, precisou fazer uma parada emergencial em trechos de bairros da Ilha do Governador para reparar o sistema de alta tensão que abastece a região.
"Mais de 120 profissionais estão trabalhando para restabelecer a totalidade dos clientes nas próximas horas. Neste momento, parte da Ilha do Governador está com energia e a carga nas demais localidades está sendo restabelecida gradativamente. A concessionária está investindo mais de R$ 300 milhões para a modernização completa e ampliação da rede elétrica da região, incluindo a Ilha de Paquetá", diz a nota.
Problema recorrente
O começo de 2024 foi conturbado para os moradores devido aos constantes apagões e faltas de energia. No início de fevereiro, a região chegou a ficar 24h sem luz, por conta de uma ocorrência em uma subestação da Light. Os problemas começaram a ser relatados no dia 11 de janeiro.
O Procon-RJ chegou a aplicar duas multas na concessionária de energia por falhas na prestação dos serviços, que totalizaram o valor de R$ 9,5 milhões.
Para corrigir os problemas, a Light iniciou, ainda em janeiro, a construção de três novas linhas de distribuição de energia para atender as regiões e aumentar a qualidade do fornecimento de energia, minimizando o risco de interrupções.
No domingo passado (14), o prefeito Eduardo Paes chegou a pedir ajuda ao ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, para o problema de falta de luz na Ilha.
"É inaceitável que um bairro inteiro da cidade com a importância da Ilha do Governador sofra mais um apagão como aconteceu nessa manhã de domingo. Conversei com o ministro que já está agindo para que a Light religue os sistemas o mais rápido possível. E o mais importante: precisamos da mão firme do Governo Federal para obrigar que a concessionária faça os investimentos necessários e definitivos, evitando que a situação se repita. Sem capacidade de investir, essa concessão não merece ser renovada", disse.
No X (antigo Twitter), o ministro respondeu Paes e informou sobre a abertura de uma comitê para apurar o apagão.
"Se a Light não se adequar ao novo decreto que moderniza os contratos e eficientiza as operações, demonstrará que não está preparada para servir ao Brasil. Não permitiremos esse desrespeito com as pessoas", comentou.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.